Cerca de mil crianças ainda esperam por vagas nas creches de Blumenau

Na comparação com o ano passado houve uma redução de 61,7% na fila de espera por vagas nas creches municipais da cidade

A Secretaria de Educação de Blumenau divulgou um levantamento nesta segunda-feira (15) que aponta que 994 crianças entre zero e quatro anos ainda aguardam por uma vaga nas nas creches municipais da cidade.

Cerca de mil crianças ainda esperam por vagas nas creches de Blumenau – Foto: PMF/Divulgação/NDCerca de mil crianças ainda esperam por vagas nas creches de Blumenau – Foto: PMF/Divulgação/ND

O número representa uma diminuição na fila de espera de 61,7% na comparação com o ano passado, quando aproximadamente 2,6 mil menores aguardavam por uma vaga. O resultado é considerado inédito para o município, que historicamente apresentava uma média de 5 mil crianças na fila.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Patrícia Lueders, a diminuição foi possível em função da compra e otimização de vagas feitas pela pasta a partir de 2020.

“A compra destas vagas foi um grande avanço para educação infantil, além de proporcionar uma diminuição considerável da fila”, explica Lueders.

Confira a quantidade de crianças na fila de espera:

  • Crianças de 0 a 1 ano : 247
  • Crianças de 1 a 2 anos: 455
  • Crianças de 2 a 3 anos: 204
  • Crianças de 3 a 4 anos: 88

A prefeitura ressaltou que as vagas em creche são oferecidas em período integral apenas para pais ou responsáveis que possam comprovar que trabalham integralmente em horário comercial. Na pré-escola há apenas o período parcial.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação