Checklist: será que você é um apaixonado pela cultura geek?

Com referências no cinema, livros e jogos, a cultura geek conta com admiradores por todo o mundo e uma data marcada para celebrar esse estilo de vida

Se você conhece todos os filmes da saga Harry Potter, já se aventurou nos jogos do Pac-man e já quis ter um sabre de luz do Star Wars, você é um apaixonado pela cultura geek e sabe do assunto.

fundo com quadrinhos e Darth Vader branco, sinônimos da cultura geekA cultura geek está marcando presença em diversas países, conquistando fãs e admiradores  – Foto: iStock/divulgação/ND

Com a ascensão dos filmes de super-heróis e as séries que contam com personagens característicos do imaginário geek, como o Will Byers e o Sheldon Cooper, muitos descobriram a afinidade com o tema e a paixão pelo que por muito tempo foi considerado fora dos “padrões”.

E, para marcar essa identificação com as produções e com os nomes que marcaram a história, 25 de maio é o Dia do Orgulho Geek.

Então, nada melhor do que aproveitar a data para aprender sobre o assunto e testar os seus conhecimentos, não é mesmo? Confira o conteúdo completo e saiba se você é um geek raiz!

O que é cultura geek?

Antes de se aprofundar na cultura geek e falar das produções que fizeram história, o primeiro passo é entender um pouco mais sobre esse estilo de vida. Com interesses focados na tecnologia e internet, ser um geek é mais do que assistir aos filmes ou conhecer as séries.

Isso porque os participantes levam o assunto a sério, entendendo tudo sobre as novidades que movimentam o mercado – isso inclui um novo jogo ou até mesmo um filme de ficção científica que está ganhando novos telespectadores.

O termo geek foi usado pela primeira vez há anos, ainda em 1800. Naquela época, a palavra era utilizada para definir os artistas de rua que faziam aparições e atos bizarros.

Entretanto, foi a internet que trouxe à tona a palavra, definindo um grupo de pessoas que possuem os mesmos interesses.

Qual é a diferença entre o geek e o nerd?

Essa é uma das dúvidas mais persistentes, afinal, quais são as diferenças entre um geek e um nerd? Por mais que exista o interesse pela tecnologia, há diferenças entre os grupos.

O nerd é conhecido pelo desejo de conhecimento. O objetivo é focar nos estudos e sempre ser o melhor da sala – independentemente da matéria.

Priorizando o desenvolvimento intelectual, esse é o amigo que consegue aprender e que está sempre como destaque positivo na sala.

Em contrapartida, aqueles que fazem parte da cultura geek desenvolvem um conhecimento profundo em determinada temática, podendo ser um livro ou jogo, por exemplo. O foco está em aprender mais sobre entretenimento. Deu para perceber a diferença?

Agora que você já sabe como identificar cada um, esse é o momento de saber o que é a cultura geek e quais produções ficaram marcadas na memória!

pessoa vestido de Homem-Aranha posando para a fotoO Dia do Orgulho Geek é celebrado em 25 de maio – Foto: Foto: iStock/divulgação/ND

Cultura geek: nas páginas, nas telas e no celular

Você já deve ter percebido que os últimos anos foram de ascensão dos filmes de super-heróis, fazendo filas em todos os cinemas do país e do mundo. Com produções milionárias e recordes em bilheterias, essa é a prova do avanço da cultura geek.

É fato que o gênero é antigo – existem gravações feitas no início de 1900. O Zoho e o Super-Homem, por exemplo, são criações que despertaram a atenção do público, mas não receberam o mesmo espaço que as produções atuais.

Vale destacar que boa parte dos super-heróis já tiveram o seu tempo nos quadrinhos e HQs até conquistarem os espaços nas telas.

O investimento de alguns estúdios, como a Marvel e a DC, e o alto consumo colocaram esse tópico em evidência, fator que ajudou a popularizar a cultura geek.

Mas é bom lembrar que esse não é o único tema que desperta a atenção e o interesse dos admiradores. A sequência de filmes do O Senhor dos Anéis, a saga do Harry Potter e os sucessos da ficção científica também são campeões de popularidade.

Livros como O Guia do Mochileiro das Galáxias e desenhos como o Dragon Ball também são algumas obras que conquistaram fãs, colocando a cultura geek em destaque.

O amor pelas produções extrapola as páginas e celulares – a prova disso é a criação do Dia do Orgulho Geek. Existem inúmeros objetos que são característicos desse mundo, incluindo o sabre de luz, a Nimbus 2000 (vassoura do Harry Potter) e as esferas do dragão.

A popularidade dos conteúdos é tamanha que outras pessoas, que não compactuam com o modelo de vida geek, também acabam consumindo as obras – fator que coloca esse segmento em evidência a cada ano.

Números da indústria geek no mundo

Se você acha que é o único a consumir os lançamentos, os dados vão provar o contrário.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), foram movimentados R$ 20 bilhões em 2020 com a compra de produções e produções, incluindo quadrinhos, games e filmes.

O Vingadores: Ultimato, por exemplo, foi um dos recordistas em bilheteria, registrando um lucro de US$ 890 milhões à Marvel.

A sequência de filmes Stars Wars é uma das marcas da cultura geek – Foto: Foto: iStock/divulgação/NDA sequência de filmes Stars Wars é uma das marcas da cultura geek – Foto: Foto: iStock/divulgação/ND

Checklist: será que você é um fã da cultura geek?

Agora que você já sabe o que é cultura geek, chegou o momento de conferir se você é realmente um apaixonado pelo tema e se está preparado para celebrar o Dia do Orgulho Geek com propriedade.

Para isso, separamos um checklist com algumas experiências marcantes e que você já deve ter vivenciado. Confira:

  • Já passou um fim de semana maratonando Harry Potter.

Conhecido pelos livros e pela história entre os três bruxos, um autêntico geek já deve ter passado um sábado e domingo assistindo os filmes ou lendo os livros, não é mesmo?

  • Não perde um filme do Batman e a luta contra o crime em Gotham.

É impossível falar de super-herói sem pensar no Batman e aquela luta diária contra o crime – salvando Gotham da criminalidade.

Seja em quadrinhos, séries ou filmes, você precisa dominar o assunto na rodinha com os amigos.

  • Acompanhou a saga dos Vingadores

Se você é um geek raiz, os filmes dos Vingadores são prioridade – desde antes de todo o sucesso no cinema.

  • The Big Bang Theory é uma das suas séries favoritas

Precisa ter se divertido e aproveitado cada episódio com os casos e interações entre o Leonard e Sheldon – falando muito sobre física quântica.

  • Tem a coleção de livros do O Senhor dos Anéis

Basta ouvir aquela música clássica e um nome vem à mente: Darth Vader. Se você é fã dessa história e não perde uma atualização, a cultura geek é o seu mundo.

  • Conseguiu capturar o Pikachu no Pokémon GO!

Lembra aquela época em que todos queriam usar uma pokebola para capturar os personagens mais conhecidos? Se você fez parte desse time ou se ainda joga com os amigos, você é um exemplo de geek.

  • Está esperando a próxima temporada de Stranger Things

Com estreia em 2016, essa série é obrigatória para aqueles que gostam da cultura geek. Com lançamento marcado para a quarta temporada, os amigos prometem surpreender com as novas aventuras.

Se você conseguiu aproveitar a maioria das experiências da lista, já pode celebrar o Dia do Orgulho Geek: esta data também é sua!

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...