Colégio de Aplicação da Univali é referência em prática docente em Santa Catarina

Com dois campi, em Itajaí e Tijucas, o CAU se destaca pelo vínculo com o ensino superior, inovação pedagógica, pesquisa científica e a formação integral de seus alunos

Colégio Aplicação da Univali é referência em pratica docente   – Foto/Divulgação: Univali.Colégio Aplicação da Univali é referência em pratica docente   – Foto/Divulgação: Univali.

O vínculo com o ensino superior, a pesquisa científica e a formação integral de seus alunos consolidam hoje o CAU (Colégio de Aplicação da Univali) como referência no campo de prática docente, comprometida com a inovação pedagógica e desenvolvimento de estudantes e professores.

Nos seus dois campi, localizados em Itajaí e Tijucas, o colégio atua na formação de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No campus de Itajaí, o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) também viabiliza atividades em contraturno que estimulam competências e linguagens por meio de práticas e vivências que permitem aprendizado leve, divertido e enriquecedor. Elas incluem a vida escolar, língua inglesa, jogos cooperativos, cuidados com a saúde, pensamento computacional e laboratório maker.

Estrutura completa e atividades na Educação Básica

Os alunos da Educação Básica têm acesso a salas de aula equipadas com materiais pedagógicos e climatizadas, espaços de convivências, quadras esportivas/ginásio, piscina, biblioteca, sala de dança, salas multiuso, laboratório de informática, laboratório maker, cantinas e serviço de câmeras e vigilância 24 horas oportuniza atividades diferenciadas para desenvolvimento e apreciação artística e potencialização de habilidades.

Além disso, os estudantes também contam com atividades como a hora do conto, aulas de pensamento computacional – oficinas de criatividade, robótica e programação, aulas de natação, escolinha de futsal, judô, aulas de reforço escolar, ballet e Coral Infantil Univali; assim como a participação em dinâmicas dentro e fora do colégio, por meio de passeios e visitas de estudo, OlinCAU, recreio cultural e semana da criança.

Educação infantil oferece período integral em Itajaí

No campus de Itajaí, a escola também oferece turmas de Educação Infantil, que contempla a aprendizagem de crianças de 2 a 6 anos, com possibilidade de horário contraturno, permitindo que os alunos passem o dia na escola, integrem oficinas, recebam refeições, descansem, optem por ateliês de sua preferência, e participem de atividades lúdicas.

Mais informações sobre o CAU podem ser obtidas pelo telefone (47) 3341-7571, na secretaria do colégio no campus Itajaí; ou pelo número (48) 3345-3202, na Secretaria do campus Tijucas.

O espaço deste grupo abriga uma infraestrutura com parque, horta, refeitório, sala do soninho, espaço de convivência, quadra esportiva, biblioteca, sala de dança, laboratório de informática e piscina. Os estudantes também são incentivados a experimentar e interagir, por meio de iniciativas que envolvem as famílias, fortalecendo o espírito de compartilhamento e comunidade.

Projetos, estágios e intercâmbios para o Ensino Médio

O Ensino Médio do CAU fornece a oportunidade de estágios, intercâmbio, participação e projetos de iniciação científica, viagens de estudo, visitas técnicas, olimpíadas Olincau, preparação para vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aulões, simulados de Enem e vestibulares, entre outros benefícios.

O colégio prepara alunos para serem questionadores e usarem a lógica, o conhecimento e a criatividade com sensibilidade, senso crítico e ética. As aulas promovem interação e acesso a diversas linguagens, incentivam a observação, ajudam a levantar hipóteses, analisar, sintetizar e refletir.

Os professores, conectados com as metodologias de ensino atualizadas, resultante da interação e diálogo com a Educação Superior, se inspiram no cotidiano para despertar entre os alunos o interesse pelo conhecimento. Apresentam desafios e incentivam a busca de soluções. Ajudam a perceber as relações entre os conteúdos das disciplinas e a vida dos estudantes.

A equipe pedagógica do colégio também se coloca à disposição para dialogar com os pais e está sempre atenta ao desempenho e bem-estar dos estudantes. O CAU assegura ainda o respeito à diversidade e à pluralidade de ideias, à educação inclusiva, ao diálogo e permite o ingresso de alunos por meio de várias possibilidades de bolsas de estudo. Para agendar uma visita e acompanhar mais detalhes sobre a instituição visite o site do colégio.

+

Educação