Como foi o retorno das aulas presenciais da rede municipal em Itajaí

Uso de máscara, distanciamento social e novas regras de convivência marcaram o primeiro dia do retorno gradativo às aulas

As aulas presenciais da rede municipal de Itajaí retornaram nesta segunda-feira (8) e os alunos estão tendo que se adaptar às novas dinâmicas: distanciamento, uso de máscara e do álcool em gel, e o sistema híbrido de ensino.

A adaptação não é fácil, mas os estudantes já estavam com saudades da sala de aula e dos colegas, depois de quase um ano de escolas fechadas e aulas remotas.

Álcool em gel, uso de máscara e distanciamento: aulas retornaram nesta segunda-feira (8) – Foto: Elias Gotaski/NDTVÁlcool em gel, uso de máscara e distanciamento: aulas retornaram nesta segunda-feira (8) – Foto: Elias Gotaski/NDTV

“A gente teve que se adaptar em casa, com as aulas online, e agora estamos nos adaptando também, mas é muito bom voltar”, conta Emanuelle Souza, de 10 anos, que voltou para a sala de aula nesta segunda.

Metade da turma da Emanuelle só vai retornar à sala de aula na próxima segunda. Isso porque 116 unidades escolares de Itajaí adotaram o esquema de revezamento na cidade: 67 CEIs (Centros de Educação Infantil), 41 escolas de nível fundamental, 7 CEDINS (Centros de Educação em Tempo Integral) e o Cemespi (Centro Municipal de Educação Alternativa). 

Cerca de 80% dos pais optaram pelo retorno às aulas presenciais – Foto: Elias Gotaski/NDTVCerca de 80% dos pais optaram pelo retorno às aulas presenciais – Foto: Elias Gotaski/NDTV

Neste sistema híbrido, uma parte da turma vai à escola por uma semana, enquanto o restante fica em casa, com atividades virtuais. Na semana seguinte, quem estava em casa vai para a escola. Cerca de 80% dos pais optaram pelo retorno das crianças às salas de aula. 

Acesse e receba notícias de Itajaí e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação