Confira dicas para reta final de preparação do Enem 2020

Estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina falam sobre saúde mental, rotina de estudos e como está a preparação durante a pandemia

Adolescentes de Santa Catarina estão enfrentando as adversidades da pandemia enquanto se preparam em casa para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2020, segundo a SED (Secretaria de Estado da Educação).

Estudante olha para a tela do computador com a página do Enem abertaEstudantes se preparam para o Enem em casa durante a pandemia – Foto: SED/Divulgação/ND

Com a pandemia de Covid-19, o calendário do Enem de 2020 foi reajustado e haverá, além da prova impressa, a prova digital. A primeira será nos dias 17 e 24 de janeiro, já a digital está programada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Para passar por esse período de incertezas, estudantes da rede estadual de ensino compartilham dicas de estudo valiosas. Confira as opiniões dos alunos do terceiro ano do ensino médio, Vanessa, Michel e Ana Paula.

Simulados são importantes

A estudante da EEB Padre Vendelino Seidel, em Iporã do Oeste, Vanessa Neiss, detalha que está se redescobrindo durante a pandemia. Ela percebeu que as rotinas com a ajuda dos professores são mais leves, e também aprendeu a se cobrar menos.

Segundo a estudante, ela dedica quatro horas por dia aos estudos de duas matérias, de preferência de áreas totalmente diferentes, para não se entediar. Vanessa costuma vincular os exercícios de simulados e provas às atividades da escola e vídeos do YouTube.

Estabeleça uma rotina

Mesmo com as aulas remotas, Michel Henrique Thomé, estudante da EEB Madre Benvenuta, em São João do Oeste, começa seu dia às 6h da manhã e mantém uma rotina de quatro horas de estudo divididas em duas matérias. Pela tarde, dá uma pausa nos estudos.

Michel sorri para câmera. Ele usa uma camiseta azulMichel tem uma rotina regrada de estudos. Ele acorda às 6h todos os dias para estudar – Foto: SED/Divulgação/ND

À noite, aproveita para revisar conteúdos que não conseguiu ver durante a manhã. Michel também utilizou os simulados para manter uma rotina de estudos: em 2020 se inscreveu em diversas plataformas gratuitas, treinando nas provas como se estivesse realizando o Enem.

Simulado Enem Digital SC

O Simulado Enem Digital SC foi uma forma de prática para os 1.148 estudantes da rede estadual de ensino que participaram da iniciativa neste ano. No projeto foram disponibilizadas provas no modelo do Enem aos inscritos por meio de um aplicativo desenvolvido pela Plataforma Educacional Studos.

Como parte do projeto do Simulado Enem, a SED também realizou uma série de lives em seu canal do Youtube com professores de toda a rede estadual sobre conteúdos de cada uma das áreas do conhecimento, além da redação.

Busque se conhecer

Ana Paula Minelo Gauto, da EEB Governador Ivo Silveira, em Palhoça, se adaptou com uma rotina mais leve, com foco total em sua saúde mental.

A estudante conta que foi muito difícil lidar com as atividades remotas ao longo da pandemia: “Uma coisa é você estar acostumado com atividades remotas é só ter que se adaptar com o isolamento. Outra, é você ter que reaprender como aprender, sem ter calor humano direito.”

Aluna estudando diante de uma tela de computadorAna Paula se dedica aos estudos e à saúde mental enquanto se prepara para o Enem 2020- Foto: SED/Divulgação/ND

Para se preparar para a redação, ela segue portais de notícias nas redes sociais e pessoas ou organizações que tenham como tema os vestibulares, aproveitando para pegar dicas, modelos de mapas mentais e indicações de livros.

Focada em seu bem-estar, Ana Paula procurou uma psicóloga, e considera que o apoio de um profissional é importante para ajudar na saúde mental. Mas também tentou focar na ideia de que “cada um tem seu tempo, e tá tudo bem”.

+

Educação