Crianças do Colégio Catarinense têm aulas on-line e produtivas na pandemia

CC surpreende famílias com convidados especiais em interações remotas desde junho e mantém trabalho diário de aprendizagem na Educação Infantil

Estrutura externa preparada para turno integral do Ensino Infantil – Foto: Acervo/Colégio CatarinenseEstrutura externa preparada para turno integral do Ensino Infantil – Foto: Acervo/Colégio Catarinense

A Educação Infantil do Colégio Catarinense completou 20 anos em 2019, com um projeto diferenciado, voltado para a Educação Integral de crianças a partir dos 3 anos. Em 2020, o CC completou 115 anos de ensino, sempre buscando inovação, em sintonia com a tradição Jesuíta. Com a chegada da pandemia, a etapa da Educação Infantil exigiu novas práticas pedagógicas.

Mas como o Catarinense está conseguindo enfrentar esse desafio?

“Primeiro, nós decidimos dar continuidade ao trabalho da Educação Infantil de forma remota, após um momento de muita reflexão, quando percebemos a importância dessa manutenção dos vínculos entre as crianças e a escola, especialmente com professores e colegas. Neste contexto, a nossa primeira preocupação foi o tempo de exposição das crianças às telas. Isto é muito discutido hoje na educação: o tempo em que as crianças estão expostas aos computadores”, conta a professora Elisa da Silva Aguiar, Orientadora Pedagógica do CC.

Aulas on-line estão ocorrendo desde junho, de forma gradativa e têm convidados – Foto: Acervo/Colégio Catarinense

Famílias abrem espaço para interação remota

Assim, as telas assumiram um papel diferente no cotidiano das crianças, as famílias ‘abriram as portas’ de suas casas para receberem diariamente a presença dos professores de forma on-line, e amenizar a saudade, nesse momento delicado para o mundo inteiro.

“Para que conseguíssemos qualificar esse período, nós estruturamos um conjunto de aulas por dia, com tempo reduzido, comparado ao presencial. E nessas aulas sempre levamos propostas lúdicas, compostas por brincadeiras e momentos de interação, e aí garantindo, inclusive, os eixos norteadores da BNCC – Base Nacional Curricular Comum, especialmente a brincadeira e essa interação entre os colegas. Hoje, de forma remota, os nossos projetos continuam acontecendo nas turmas”, explica ainda, a orientadora.

Criatividade e construção de novas aprendizagens

Para este momento, as professoras escolheram temas mediante a leitura do perfil dos grupos e a escola percebeu que este movimento é essencial, porque os temas despertam interesse e facilitam o engajamento das crianças, facilitando também o processo de construção de novas aprendizagens.

Então foi feita uma leitura prévia nos grupos, dos temas que despertavam o interesse deles. Os professores fizeram levantamento de hipóteses, para que pudessem construir projetos especiais, de forma a trazer temáticas para esses momentos remotos de brincadeiras, que gerassem motivação nas turmas.

Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega!

Escola preparou vídeo com a personagem Cuca de Monteiro Lobato – Foto: Acervo/Colégio CatarinenseEscola preparou vídeo com a personagem Cuca de Monteiro Lobato – Foto: Acervo/Colégio Catarinense

Ao longo desse período remoto também, desde de junho, têm acontecido no CC muitas aulas interativas, com convidados especiais. Os professores entenderam que a presença de uma pessoa diferente desperta o interesse nas crianças.

“Por exemplo, o nosso Grupo do Infantil 2 estava trabalhando com o tema do projeto o Sítio do Picapau Amarelo. Nós fizemos uma chamada de vídeo interativa com o Sítio do Picapau Amarelo de São Paulo, onde os personagens conversaram com as crianças e esta experiência foi muito bacana e muito significativa”, disse a professora.

“Fizemos uma gravação da personagem Cuca brincando no parquinho da escola”, mostra a professora. Veja AQUI.

Drive Thru para entrega de materiais foi momento especial este ano no CC – Foto: Acervo/Colégio CatarinenseDrive Thru para entrega de materiais foi momento especial este ano no CC – Foto: Acervo/Colégio Catarinense

“Também trouxemos para o Infantil 3 personagens do livro sobre o Boi-de-Mamão. Foi feita uma roda de conversa sobre as histórias e dúvidas das crianças com os próprios autores e foi muito produtivo”, diz Elisa. “Outra ação foi o Drive Thru, com entrega de materiais para as famílias, com as crianças, e foi especial”, destaca a orientadora.

CC aguarda retorno com infraestrutura completa

Parquinho do CC é um dos locais preferidos das crianças – Foto: Acervo/Colégio CatarinenseParquinho do CC é um dos locais preferidos das crianças – Foto: Acervo/Colégio Catarinense

Para esta idade são desenvolvidos projetos específicos que envolvem as crianças de forma significativa, ampliando a leitura de mundo e apresentando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para cada faixa etária.

Antes da pandemia, a diversidade de espaços físicos do colégio era explorada diariamente com muita intencionalidade, o que proporcionava o contato constante da criança com a natureza, e a partir dele elas têm a oportunidade de interagir, brincar, refletir, questionar e ressignificar o mundo que as cerca.

A ideia do CC é ampliar ainda mais esse processo quando passar a crise sanitária.

Pequenos assumem papel de protagonistas

As práticas diárias da Educação Infantil do Colégio Catarinense asseguram que as crianças sejam escutadas e acolhidas. Os questionamentos, tão presentes e característicos nas infâncias, são levados para o contexto da sala de aula, o que amplia as oportunidades e convida os pequenos a assumirem o papel de protagonistas nos processos de ensino e aprendizagem.

Com muito cuidado e respeito, as rotinas são organizadas de modo a atender as necessidades de cada faixa etária, tendo como premissa o binômio de educar e cuidar. Dessa forma, as crianças são desafiadas diariamente a resolver problemas, tendo sempre um rico ambiente a disposição, que estimula e os convida a interagir com os novos conhecimentos. Este conceito não mudou durante a pandemia.

Turno integral, de modo alegre e criativo

Para os tempos presenciais, o projeto educativo da Educação Infantil conta com os turnos estendido e integral, que estendem o tempo de permanência da criança na escola, garantindo qualidade para os processos de desenvolvimento e tranquilidade para a rotina das famílias.

No turno integral, as crianças passam o dia na escola, recebem refeições supervisionadas por nutricionistas, participam de inúmeras atividades educativas e recreativas, além de aproveitarem durante mais tempo, de modo alegre e criativo, os ricos espaços do Colégio Catarinense.

COLÉGIO CATARINENSE

Instagram

Facebook

YouTube

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo

+

Colégio Catarinense 115 anos