Dois experimentos da UFSC serão conectados a foguete brasileiro

Pesquisadores do centro tecnológico da universidade finalizam a parte eletrônica do equipamento, que deve ser enviado até agosto ao Instituto de Aeronáutica e Espaço

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) vai enviar dois experimentos para o Instituto de Aeronáutica e Espaço, para serem conectados ao foguete brasileiro VSB-30, com lançamento previsto para outubro. Os experimentos serão enviados até agosto para testes iniciais. 

Réplica do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30) em 2017 – Foto: Ufsc/Divulgação/ND/ReproduçãoRéplica do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30) em 2017 – Foto: Ufsc/Divulgação/ND/Reprodução

Os pesquisadores, integrantes do centro tecnológico da universidade, estão finalizando a parte eletrônica do equipamento, que será embarcado como carga útil no foguete VSB-30. 

Leia também:

Os dois experimentos estão relacionados à área de Controle Térmico de equipamentos eletrônicos de satélites. 

O foguete será levado ao espaço pelo Programa Microgravidade da AEB (Agência Espacial Brasileira), que viabiliza experimentos científicos e tecnológicos nacionais em ambiente de microgravidade. Posteriormente, poderão ser utilizados em satélites, foguetes de sondagem e na Estação Espacial Internacional, da qual o Brasil é membro participante.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

+ Educação