Enem 2021: veja temas que podem aparecer nas questões e na redação

O ano de 2021 trouxe temas importantes ligados à saúde, educação, política internacional e tecnologia; veja o que pode cair no vestibular

Com o fim do ano se aproximando, também cresce a ansiedade de milhares de alunos pelo Brasil. Prestes a realizar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), cerca de 3.109.762 pessoas se inscreveram no principal vestibular do país, sendo este o menor número de candidatos desde 2005.

Enem deve abordar atualidades entre questões e, até mesmo, na redação – Foto: Divulgação/NDEnem deve abordar atualidades entre questões e, até mesmo, na redação – Foto: Divulgação/ND

Para alcançar uma boa nota na prova, que está marcada para os dias 21 e 28 de novembro, além de estudar as tradicionais matérias cobradas no exame, vale ficar ligado nas atualidades que ganharam destaque durante os últimos meses.

Em 2021, diversos temas foram pautas importantes, seja no Brasil ou no exterior. Saúde, educação, política internacional, esportes e tecnologia ganharam as manchetes e dominaram a web, que também é bom termômetro para ficar ligado no que está em destaque, atualmente.

Atualidades: o que estudar?

Saúde

Com a pandemia de Covid-19 que chegou ao Brasil em março de 2020, o tema não é novidade para os vestibulandos. Mesmo assim, em 2021, a chegada da vacina mudou os rumos da pandemia, passando a apresentar queda no número de mortes e internações pelo país.

Na prova, podem aparecer questões que abordam o funcionamento das vacinas no corpo humano, tema ainda não esclarecido para toda a população. Por isso, vale dar uma recapitulada no assunto.

Além disso, outra temática que pode surgir é a discussão relacionada ao SUS e aos outros sistemas de saúde pelo mundo. Entre os dilemas que cercam a precarização de hospitais, mas uma vacina oferecida de forma gratuita, o SUS se tornou centro de debates relacionados à saúde pública.

Educação

A evasão escolar ganhou novos contornos durante a pandemia. A crise causada pelo vírus afetou o orçamento de inúmeras famílias, que precisaram contar com seus filhos, muitas vezes crianças e adolescentes, para ajudar na renda da a casa.

Com isso, alguns dos alunos que decidiram abandonar os estudos tiveram na necessidade a principal razão para deixar a escola. Vale buscar artigos sobre o tema, dados que trazem a realidade nos números e elaborar, visando uma possível redação sobre a temática, propostas de intervenção.

Política Internacional

Tema que deve figurar entre os dois dias de prova do Enem, a crise instaurada no Afeganistão após a saída dos Estados Unidos do país e a consequente tomada de poder pelo Talibã pode aparecer em questões de História, Geografia e Sociologia.

É extremamente importante entender, além do momento atual, o contexto histórico do caos que se formou no país afegão. Com uma história que começa, de fato, por volta dos anos 1970, durante a Guerra Fria, passando pela queda das torres do World Trade Center, em 2001, até o momento atual de retirada das tropas de força americanas da região.

Esportes

Os Jogos Olímpicos de Tóquio e os Jogos Paralímpicos ficaram marcados na história do torneio. Além de ocorrer sem público por conta da Covid-19, o Japão foi palco para temas como saúde mental e capacitismo. Além disso, o Brasil quebrou seu recorde de medalhas na edição olímpica, somando 21 medalhas.

Dentre os destaques do tema, vale ressaltar, por exemplo, que foi a partir de 1936 que as mulheres tiveram autorização para participar de algumas modalidades esportivas. Foi somente em 2012 que aconteceu a liberação das atletas em todas as modalidades.

Por fim, o maior evento esportivo do mundo reúne os melhores atletas de cada categoria. Por isso, vale a pena relembrar a história que começa na Grécia Antiga, além de símbolos como os cinco arcos coloridos e a tocha olímpica.

Tecnologia

Desde 2014, o acesso à internet é considerado um direito no Brasil. Previsto na Lei nº 12.956, a ‘web’ é tida como porta de acesso à informação. Considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) um dos direitos que integram o ser humano, pode cair na prova do Enem que, durante as últimas décadas, trabalha com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e com a Constituição Federal.

Na prova, temáticas como a democratização do acesso à internet em relação às condições materiais necessárias para se conectar ao mundo digital, a infinidade de informações disponíveis na rede e a liberdade de expressão podem figurar entre o debate proposto.

Além disso, outras questões ligadas podem ser abordadas no exame, como os impactos da disseminação de notícias falsas na democracia e a necessidade de, na educação básica, haver capacitação para o ensino do uso das ferramentas digitais de forma cidadã, de modo que seja possível a diferenciação entre fatos e opiniões em redes sociais e portais de notícias.

*Com informações do R7.

+

Educação

Loading...