Mais de 55% dos candidatos faltam ao segundo dia de prova do Enem

Em números absolutos, são 3 milhões de inscritos que deixaram de comparecer aos locais de prova

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) voltou a bater recorde de abstenção neste domingo (24). Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), 55,3% dos candidatos não fizeram a prova neste segundo dia. Em números absolutos, são 3 milhões de inscritos que deixaram de comparecer aos locais de prova.

dia de provas do enemEstudantes ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo relataram salas mais vazias neste segundo dia de provas – Foto: Bruna Stroisch/ND

Os números foram apresentados pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Ele afirmou que, ainda que a abstenção tenha sido alta, a aplicação foi satisfatória. Lopes ressaltou que, desta vez, não houve incidentes. Diferentemente da semana passada, “não houve candidatos que não puderam fazer a prova por lotação nas salas“.

Segundo Lopes, os episódios de estudantes impedidos ocorreram em 11 cidades e 37 escolas pelo país, mas não voltaram a se repetir neste domingo.

Estudantes ouvidos pelo jornal O Estado de São Paulo relataram salas mais vazias, mas ainda assim aglomerações na porta das escolas e classes em que não foi possível manter o distanciamento mínimo para evitar contaminação pela Covid-19.

+

Enem