Perdeu o Enem? Prova será reaplicada nesta terça e quarta

A prova pode ser feita por candidatos do impresso e do digital, que pediram reaplicação do exame após se sentirem prejudicados

Para os candidatos que não puderam fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, por agravamento da pandemia da Covid-19 em suas cidades ou por sintomas da doença, o exame será reaplicado nesta terça (23) e quarta-feira (24).

estudante mede temperatura antes de entrar para a prova do EnemEstudantes de todo o Brasil farão prova nesta terça-feira (21) – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND

O Enem 2020, em formato impresso, foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. Já as provas realizadas de forma digital aconteceram nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Nesta semana, também será aplicado o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade).

A reaplicação é válida para os candidatos, tanto do impresso quanto do digital, que tiveram os pedidos de reaplicação aprovados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Por conta da pandemia, a prova do Enem foi suspensa no Estado do Amazonas, onde mais de 160 mil estudantes fariam a prova; em Rolim de Moura (RO), onde estavam inscritos 2.863 pessoas; e em Espigão D’Oeste (RO), com 969 inscritos. Esses participantes também poderão fazer o Enem nesta terça e quarta-feira.

Horários

Os horários do exame seguirão o padrão do Enem. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30.

No primeiro dia, os participantes farão a redação e as provas objetivas de linguagens e ciências humanas. O tempo de prova é de cinco horas e 30 minutos. No segundo dia, terão cinco horas para resolver as questões de matemática e ciências da natureza.

Locais de prova

O local da prova pode ser consultado na Página do Participante, juntamente com o cartão de confirmação.

Reaplicação

A reaplicação acontecerá somente na forma impressa.

As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), e Fies (Fundo de  Financiamento Estudantil).

+

Enem