Segundo dia do Enem tem taxa de abstenção ainda maior em SC, com quase 30% de faltantes

Informações foram publicadas pelo Inep nesta segunda-feira (29); no primeiro dia de provas, a abstenção chegou em 23,8% no modelo impresso do Enem

A taxa de abstenção do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi de 28,8% em Santa Catarina, no modelo impresso.

O exame foi realizado neste domingo (28)  e  o número de faltantes foi ainda mais alto do que a taxa de 23,8% registrada no primeiro dia de provas impressas. No digital, a ausência foi de 53,1%, contra 49,3% do primeiro dia.

Prova do Enem foi aplicada em toda Santa Catarina neste domingo (28) – Foto: Jader Liberal/NDTVProva do Enem foi aplicada em toda Santa Catarina neste domingo (28) – Foto: Jader Liberal/NDTV

Os dados foram apresentados durante a coletiva de imprensa realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na tarde desta segunda-feira (29).

No Sul do Brasil, o menor índice de abstenção foi o de 28,6%, no Rio Grande do Sul. O Estado teve também 51,6% de ausência no Enem digital. No Paraná, a abstenção de alunos no modelo impresso da prova foi de 29,3%, e de 50,3% no digital.

Enquanto isso, a abstenção no país como um todo foi de 29,9%, entre os candidatos do impresso e do digital. Em 2020, a taxa foi de 55,3%, a maior desde 2009.

Prova contava com 90 questões relacionadas às ciências matemáticas e da natureza – Foto: Jader Liberal/NDTVProva contava com 90 questões relacionadas às ciências matemáticas e da natureza – Foto: Jader Liberal/NDTV

No total, 52.433 alunos compareceram para realizar a prova em Santa Catarina, no modelo impresso. No digital, o número foi de 991.

O exame abordava questões objetivas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os alunos precisavam responder 45 questões de cada área.

O gabarito oficial de ambas as provas e os cadernos de questões serão divulgados no dia 1° de dezembro. O resultado oficial do Enem será divulgado no dia 11 de fevereiro. Para os que fizeram a prova apenas como treinamento, o resultado sairá 90 dias depois da data.

Até o dia 3 de dezembro, os alunos que necessitam podem pedir a reaplicação das provas, por meio da Página do Participante do Enem. Na conferência, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou ainda que o banco de itens para os próximos Exames já está em recomposição e que novos itens inéditos estão sendo inseridos.

+

Enem

Loading...