Escola de Florianópolis utiliza a ioga para evitar quadros de ansiedade

A atividade é desenvolvida com estudantes do ensino fundamental de uma unidade do município durante as aulas de Educação Física

A professora Flávia Andreazza vem aplicando a filosofia do ioga nas aulas de Educação Física com os estudantes da Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho, nos Ingleses, a fim de desenvolver os eixos de concentração, equilíbrio, meditação, respiração, superação e união.

Alunos de escola da Capital durante atividade de ioga – Foto: Divulgação/NDAlunos de escola da Capital durante atividade de ioga – Foto: Divulgação/ND

Leia mais:

“Em um mundo onde cada vez mais cedo é imposto rendimento, resultados e por muitas vezes as crianças e adolescentes não tem o tempo deles respeitado, começamos a verificar quadros de ansiedade e frustrações em uma fase que deveria ser de descobertas e autoconhecimento”, explica Flávia.

Foi através destas observações, aliadas ao projeto de cultura da paz da Escola Maria Tomázia Coelho que surgiu a proposta de ampliar o repertório dos estudantes com um elemento que propicie a paz, a união, e a harmonia interna e externa para todos, o nosso ser em desenvolvimento para ser um cidadão em um mundo melhor.

O ioga proporciona aos seus praticantes um estado de relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna; ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da flexibilidade e o vigor do organismo físico.

A iniciativa fez tanto sucesso com os estudantes, que a unidade educativa conseguiu uma professora voluntária para ministrar para as turmas no turno inverso e já tem lista de espera para a prática.

As aulas ocorrem nas terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. Há um momento de explicação, prática e meditação dentro do horário normal de aula.

Em 2018, as crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal Maria Elena da Silva, em Ingleses, praticaram a arte do ioga.

Segundo o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, essa prática milenar permite aos praticantes, um conjunto de conhecimentos que busca harmonizar o corpo, a mente e o espírito, trazendo assim, mais calma para os estudantes, evitando quadros de ansiedade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...