Moacir Pereira

Noticias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Estudo da Udesc publicado em revista científica internacional

Trabalho realizado pelo reitor da Universidade

Publicado na revista “Scientific Reporrts, do grupo Nature Research, um artigo científico de autoria dos professores Dilmar Baretta e Osmar Klauberg Filho, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), situado em Lages.
Segundo nota da Reitoria da Udesc, “a Scientific Reports é o sétimo periódico científico mais citado do mundo, com mais de 350 mil citações contabilizadas em 2019. O estudo publicado é parte da tese de doutorado da professora Julia Corá Segat, colaboradora no curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) da Udesc.
O artigo, publicado em inglês com o título “Increasing level of liquid pig manure reduces Eisenia andrei and Enchytraeus crypticus reproduction in subtropical soils”, aborda os efeitos da aplicação de dejeto suíno líquido sobre a reprodução de dois importantes grupos de invertebrados em solos subtropicais.”
-Os resíduos gerados na produção de suínos são amplamente usados como fertilizantes agrícolas, entretanto, podem oferecer riscos ecológicos para grupos de organismo do solo que desempenham funções ecossistêmicas chave, como os oligoquetas- acrescenta.
Além desse estudo, outros envolvendo riscos ecológicos de agrotóxicos e produtos médicos veterinários são desenvolvidos, desde 2012, pelo grupo de pesquisa da Udesc “Solos e Sustentabilidade”, em parceira com o professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, José Paulo de Sousa.
“As pesquisas em Ecotoxicologia do Solo podem servir para subsidiar a tomada de decisões e implementação de políticas ambientais que considerem a qualidade biológica do solo”, afirma o professor Osmar Klauberg Filho.

+

Moacir Pereira