Florianópolis terá aulas presenciais e online em 2021; entenda o funcionamento

As aulas na rede municipal de ensino começam no dia 10 de fevereiro; o início do sistema híbrido de aulas, no entanto, vai acontecer de forma gradativa

A rede municipal de ensino de Florianópolis terá aulas presenciais e online a partir do dia 10 de fevereiro, data marcada para o início do ano letivo. O calendário já havia sido definido em dezembro.

Sala de aula vaziaO início gradativo do ensino híbrido começa em 10 de março  – Foto: SED/Divulgação

De acordo com a prefeitura, os primeiros dias acontecem exclusivamente em regime não presencial, a partir do uso do Portal Educacional, da Secretaria de Educação de Florianópolis.

O início gradativo do ensino híbrido começa em 10 de março. A partir daí, os estudantes das escolas, creches e núcleos da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) do município terão aulas presenciais e online. Até o dia 9 de abril, todas as unidades educativas deverão ter implementado o ensino híbrido.

Confome a SME (Secretaria Municipal de Educação), a implementação do sistema será feita observando a evolução do retorno presencial. A pasta enfatiza que as diretrizes estaduais e municipais para contenção da Covid-19 – como distanciamento social de 1,5 metro dentro de cada ambiente, por exemplo – serão respeitadas.

Retorno

Não haverá escalas de retorno, segundo a prefeitura, que afirmou que todos os estudantes estão autorizados a voltarem às escolas. O limite de pessoas em sala, no entanto, dependerá das matrizes de risco da pandemia, alertou a SME.

Nas regiões que apresentem risco potencial gravíssimo na Avaliação de Risco Potencial à Covid-19, o atendimento presencial deve se manter em até 50% das matrículas ativas por turno de atendimento.

Em caso de risco potencial grave, alto e moderado as atividades escolares presenciais estão autorizadas mediante o cumprimento dos protocolos sanitários.

Calendário

De acordo com a prefeitura, as aulas começam no dia 10 de fevereiro e seguem até 16 de dezembro. As férias escolares do meio do ano ocorrerão de 17 de julho a 1º de agosto.

O ano letivo de 2020 da rede municipal da Capital terminou em 18 de dezembro. Segundo dados da prefeitura, foram 15.472 crianças matriculadas na educação infantil, 17.919 no ensino fundamental e 1.608 matriculados na EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos).

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação