FOTOS: famílias pedem retomada do transporte escolar em Blumenau

Pais do Jardim Germânico estão preocupados em mandar os filhos pequenos às aulas em ônibus comum

A manhã desta segunda-feira (15) foi marcada por manifestação na prefeitura de Blumenau. Pais do loteamento Jardim Germânico fizeram um protesto para pedir o retorno do transporte escolar aos alunos do colégio Pedro I. Segundo as famílias, o serviço era oferecido até o ano passado, mas foi extinto na volta às aulas em 2021.

Pais cobram retorno do transporte escolar aos alunos do Jardim Germânico – Foto: Rodrigo Vieira/NDTVPais cobram retorno do transporte escolar aos alunos do Jardim Germânico – Foto: Rodrigo Vieira/NDTV

Os manifestantes foram recebidos no salão nobre pela secretária de Educação, Patrícia Lueders, e pelo secretário de Trânsito e Transportes, Jefferson Voigtlaender. A prefeitura alega que uma legislação estadual retirou a obrigatoriedade do transporte escolar àqueles que não moram em área rural ou onde o transporte coletivo convencional passa.

Os pais não concordam. Sem monitor para cuidar dos pequenos, eles temem pela segurança das crianças, principalmente no embarque e desembarque. A escola fica a poucos metros da SC-108 – também conhecida como Pedro Zimmermann -, uma rodovia com fluxo intenso de carros e caminhões na região Norte.

Famílias temem acidentes com as crianças, pois escola fica próximo à SC-108 – Foto: Rodrigo Vieira/NDTVFamílias temem acidentes com as crianças, pois escola fica próximo à SC-108 – Foto: Rodrigo Vieira/NDTV

As famílias saíram da prefeitura com o compromisso de que o transporte coletivo convencional, da Blumob, terá o itinerário alterado para atender melhor as crianças e evitar baldeação no Terminal Aterro. Entretanto, ainda não conseguiram o retorno do transporte exclusivo aos alunos, um problema que se repete em outras comunidades de Blumenau.

Os moradores do loteamento Jardim Germânico afirmam que não vão desistir da reivindicação e prometem novas manifestações.

Prefeitura se comprometeu com mudança apenas no itinerário dos ônibus – Foto: Rodrigo Vieira/NDTVPrefeitura se comprometeu com mudança apenas no itinerário dos ônibus – Foto: Rodrigo Vieira/NDTV

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação