FURB está com processos seletivos abertos e já retomou aulas presenciais na universidade

Universidade retomou aulas presenciais, mas mantém opção de ensino on-line para estudantes

FURB vai retornar as aulas ao ensino presencial mas mantendo também o ensino remoto – Foto: Gregory Martins/FURBFURB vai retornar as aulas ao ensino presencial mas mantendo também o ensino remoto – Foto: Gregory Martins/FURB

Mais do que uma universidade, a FURB é responsável direta pelo desenvolvimento da comunidade. Para continuar formando profissionais capazes de impactar diariamente na sociedade, ela continua aperfeiçoando a formação e criando projetos, ações e mecanismos para ser uma universidade presente na vida das pessoas.

Não é à toa que o movimento “Valorize sua Universidade Local” tem estreitado e fortalecido os laços entre a comunidade e a universidade. E para que mais pessoas possam colocar a FURB em sua vida a partir da formação acadêmica ligada com as ações diretas à comunidade, a universidade está com inscrições abertas para os cursos de graduação que iniciam no primeiro semestre de 2022.

Com um histórico de formação de excelência, a FURB está com 2.560 vagas abertas em 49 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos, dos presenciais ao EAD (Ensino a Distância). E como conseguir uma vaga na primeira universidade catarinense fora da capital? Basta utilizar o boletim de desempenho do Enem ou o histórico escolar. O único curso em que só é possível conquistar a vaga pelo vestibular ACAFE, com inscrições já encerradas no dia 4 de outubro é o de Medicina.

Os alunos podem utilizar o vestibular ACAFE para disputar a vaga de medicina na FURB – Foto: Divulgação/NDOs alunos podem utilizar o vestibular ACAFE para disputar a vaga de medicina na FURB – Foto: Divulgação/ND

Gratuitos, os processos seletivos podem ser realizados de maneira on-line e, de acordo com a chefe da Divisão de Registros Acadêmicos, Marileia Schubert, o período atual de inscrições, que iniciou no dia 23 de outubro, segue até o dia 3 de dezembro, com resultado divulgado no dia 7 de dezembro e matrículas entre 8 e 9 de dezembro.

Além disso, explica Marileia, entre os dias 10 e 21 de dezembro, estarão abertas as inscrições e matrículas do Acesso FURB para os cursos com vagas remanescentes. A partir do dia 22 de dezembro até 10 de janeiro, período de recesso da Universidade, serão realizadas as inscrições on-line e agendamento da matrícula, que será realizada a partir de 11 de janeiro, de forma presencial na FURB.

“Temos sentido uma volta à normalidade do que tínhamos antes da pandemia. Estamos com as inscrições superiores ao período antes de entrarmos na pandemia”, fala.

Com mais de 240 laboratórios e uma das maiores bibliotecas de Santa Catarina, com cerca de 400 mil títulos, a FURB é desejo de diversos estudantes, que enxergam o poder transformador da universidade na comunidade.

A FURB conta com uma excelente estrutura com mais de 240 laboratorios e uma das maiores bibliotecas de Santa Catarina – Foto: Gregory Martins/FURBA FURB conta com uma excelente estrutura com mais de 240 laboratorios e uma das maiores bibliotecas de Santa Catarina – Foto: Gregory Martins/FURB

Para os estudantes que estão fora do ensino médio há mais tempo, uma boa notícia: o histórico escolar para inscrição não tem data de validade e, portanto, pode ser utilizado como meio de entrada no ensino superior. Já os alunos que utilizam o Enem, todos os boletins de desempenho a partir de 2010 são aceitos pela universidade. As inscrições podem ser realizadas pelo site: www.ingressar.furb.br.

Atenta às necessidades dos estudantes, professores e profissionais, a FURB iniciou o processo de aulas on-line assim que a pandemia iniciou no Brasil. Romeu Hausmann, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante, explica que em três dias, cerca de 6 mil alunos já estavam com todas as aulas remotas.

“São 2 mil disciplinas e, depois, à medida que o tempo foi passando e foi possível, passamos a ter as aulas presenciais, principalmente as de laboratório, que já iniciamos no ano passado”, fala.

Atualmente, conta Hausmann, todos os professores estão em sala de aula, mas a FURB manteve a opção aos alunos e, com isso, o estudante pode ir até a universidade para as aulas presenciais, mas se optar pelo ensino on-line, pode assistir as aulas em tempo real, via streaming.

“Temos um fluxo considerável de alunos no ensino presencial e um percentual remoto. Estamos preparados para a volta total presencial, o cenário é mais positivo e estamos sempre cumprindo os decretos. Hoje, estamos preparados para qualquer situação”, finaliza.

+

57 Anos – FURB

Loading...