IFSC divulga calendário de processos seletivos para o primeiro semestre de 2022; confira

Ano acadêmico de 2022 iniciará entre os meses de fevereiro e abril em função da pandemia da Covid-19

O IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) divulgou o calendário com as datas referência dos processos seletivos para os cursos da instituição com início no primeiro semestre de 2022.

IFSC divulga calendário de processos seletivos para o primeiro semestre de 2022. – Foto: Divulgação/IFSC/NDIFSC divulga calendário de processos seletivos para o primeiro semestre de 2022. – Foto: Divulgação/IFSC/ND

Em função da pandemia da Covid-19 e das alterações no calendário acadêmico, o ano acadêmico de 2022 iniciará entre os meses de fevereiro e abril, a depender do calendário de cada câmpus.

Cursos técnicos

Para os cursos técnicos, a realização dos processos seletivos será em dois períodos diferentes, em função do calendário acadêmico de cada câmpus.

Nos câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Garopaba, Gaspar, Jaraguá do Sul (Centro e Rau), Joinville, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê, as inscrições serão realizadas entre 18 de novembro a 16 de dezembro de 2021.

Já para os câmpus Chapecó, Florianópolis (para cursos técnicos subsequentes), Florianópolis-Continente, Itajaí, Lages, São José, São Lourenço do Oeste e Tubarão, as inscrições serão de 27 de janeiro a 21 de fevereiro de 2022.

A seleção para os cursos técnicos integrados ainda será por sorteio eletrônico, menos no Câmpus Florianópolis que fará exame de classificação em calendário próprio a ser divulgado posteriormente.

Para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes, o processo seletivo segue sendo por sorteio.

Cursos de graduação e pós-graduação

O IFSC não possui mais vestibular e a seleção é por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) conforme calendário do MEC (Ministério da Educação).

Quem quiser fazer uma graduação no Instituto com início no primeiro semestre de 2022, precisa fazer o Enem 2021. As inscrições para o Enem 2021 já foram encerradas e as provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

As pós-graduações (especializações e mestrados) terão calendários específicos, com inscrições abertas sempre no dia 10 de cada mês. O mês de abertura dependerá do calendário individual de cada curso.

Cursos de qualificação profissional, idiomas e Proeja

Os cursos de idiomas e de qualificação profissional de curta duração terão dois ciclos de inscrições: o primeiro entre 21 de dezembro de 2021 a 25 de janeiro de 2022 e o segundo entre 29 de março a 2 de maio de 2022.

Os cursos na modalidade de Proeja (Educação de Jovens e Adultos) terão inscrições iniciando a partir do dia 15. O mês de oferta vai depender do calendário do câmpus ofertante.

Transferências internas, externas e retornos

Os editais de transferência interna, externa e retorno serão lançados individualmente pelos câmpus, com mês a ser definido conforme calendário acadêmico local. As inscrições iniciarão sempre no dia 5 de cada mês.

O calendário completo de inscrições, com datas de matrículas e resultados, está disponível no Portal do IFSC.

Os interessados também podem deixar o e-mail em um Cadastro de Interesse, que a instituição envia um aviso por e-mail quando as inscrições são abertas.

+

Educação

Loading...