Inep divulga documento sobre proficiência em língua portuguesa

Inscrições serão realizadas de 31 de agosto até 11 de setembro, através da internet, com pagamento de taxa até o dia 14 de setembro

Um documento-base referente ao exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) foi publicado nesta sexta-feira (10) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Aplicado a cada semestre, o exame é o meio oficial brasileiro para atestar a fluência em português como língua estrangeira.

Objetivo é que documento-base do Celpe-Bras possa contribuir para promoção do ensino de português para estrangeiros no Brasil e no exterior – Foto: Luiz Schmitt/Secom/NDObjetivo é que documento-base do Celpe-Bras possa contribuir para promoção do ensino de português para estrangeiros no Brasil e no exterior – Foto: Luiz Schmitt/Secom/ND

Assim, as inscrições serão realizadas de 31 de agosto até 11 de setembro, pela internet, com pagamento de taxa até o dia 14 de setembro. A meta então é oferecer aos participantes, aos professores de língua portuguesa para estrangeiros e aos pesquisadores da área, um instrumento para apresentar o modelo teórico do exame e a sua operacionalização nas partes escritas e oral.

Novidade

Elaborado pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep, o documento é inédito. Com 135 páginas, ele detalha o processo do exame. Além do marco legal, o texto traz o referencial teórico, a estrutura do exame e os parâmetros de avaliação. Há ainda quadros de referência, a descrição dos níveis de proficiência e o processo de avaliação e confiabilidade.

De acordo com Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica, o objetivo é que o documento-base do Celpe-Bras possa contribuir para a valorização do exame e promoção do ensino de português para estrangeiros no Brasil e no exterior.

+

Educação