Início das aulas na rede municipal de Joinville foi dia de reencontros e novas experiências

Cerca de 65 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental começaram as atividades nesta quarta-feira

Rogerio da Silva/Secom/divulgação/ND

São 84 escolas e 65 Centros de Educação Infantil da rede municipal que iniciaram o ano letivo nesta quarta-feira

A pequena Mariana Aragão, de 6 anos, contava no calendário os dias que faltavam para conhecer um novo mundo. A espera terminou nesta quarta-feira (10), quando, com o uniforme cinza e mochila nas costas, atravessou o portão da Escola Municipal Paul Harris, no bairro São Marcos, que apresentava a vida escolar para a menina. Empolgada com a companhia das amigas, com quem já dividia o aprendizado no CEI (Centro de Educação Infantil) Mundo Azul, Mariana sorriu ao ouvir o barulho do sino que indicava o início das aulas. “Estou muito feliz, minhas amigas também estão aqui e quero aprender muito”, comentou.

Para o pai, Wagner Aragão, a companhia das amigas facilita a adaptação da menina. Ele destacou ainda a ansiedade da filha em começar o primeiro ano. “Ela terminou o ano no CEI e já começou a riscar os dias no calendário. Estava muito empolgada com a nova escola”, disse o empresário.

A dona de casa Mara Aragão, mãe de Mariana, explica que a escola é, para ela, a melhor do bairro. Em visita à escola antes da matrícula, se satisfez com a estrutura e com o ensino oferecido no local. A filha já estudava no CEI que fica ao lado da escola, o que facilita a ambientação da menina. “Ela pega as coisas muito fácil. Acho que ela vai se dar muito bem e aproveitar tudo que for trabalhado em sala de aula”, avaliou.

Em toda a rede municipal, cerca de 65 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental iniciaram o ano letivo nesta quarta-feira. São 84 escolas e 65 Centros de Educação Infantil que retomaram as atividades.

Na escola onde Mariana começou sua longa jornada escolar, houve aumento no número de alunos matriculados. Com dez salas de aula, a escola Paul Harris passou de 534 matriculados em 2015, para 555 neste ano. Para a diretora, Regina Kátia Dominoni, a rede municipal de ensino é muito procurada pelos pais, devido ao trabalho realizado pelo município. “O pai quer a escola municipal para o filho porque sabe do trabalho que vêm sendo desenvolvido e valoriza as iniciativas”, disse. Segundo ela, o maior gargalo na escola é o sexto ano, porque existem escolas municipais na região que atendem até o 5º ano e a partir daí os pais buscam escolas municipais para que os filhos possam concluir o ensino fundamental. Ainda de acordo com Regina, a escola é uma das menores de Joinville que atende do 1º ao 9º ano.

Pais revivem dia de aluno

Uma escola repleta de adultos participando ativamente das atividades. As filas, geralmente tomadas pela algazarra da criançada deu lugar a pais que já tiveram a experiência do primeiro dia de aula na infância. A homenagem cívica que reúne os pequenos no pátio da escola, nesta quarta-feira reuniu os pais das crianças da Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, no bairro Jardim Paraíso. Com um início de ano letivo diferente, a escola teve a iniciativa de levar, no primeiro horário, cerca de 250 pais para participar de palestras sobre o aprendizado em casa, fora dos muros da escola.

Além de participar da homenagem cívica, de fazer fila para entrar na sala de aula e conhecer os futuros professores dos filhos, os pais os ouviram dar dicas de como criar uma rotina de aprendizado em casa, com o objetivo de reforçar a educação dos filhos.

Para a diretora da escola, Solange Xavier dos Santos Silva, a atividade tem o objetivo de fazer com que os pais saibam como é a rotina escolar dos filhos. “Eles tiveram a oportunidade de vivenciar um dia normal de aula, como se fossem os alunos, sentindo a rotina dos filhos na escola”, explicou.

Além de participar efetivamente da realidade que os filhos vivem na escola, os pais receberam, em sala de aula, instruções sobre o uso da internet e dos telefones celulares, explicações sobre higiene, cuidados com doenças contagiosas e dicas para acompanharem as tarefas dos filhos em casa.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...