Enem: alagamentos tiram concorrentes do 2º dia de provas em Florianópolis

Chuvas registradas nas últimas horas na grande Florianópolis causaram alagamentos e, pelo menos, duas mortes; mobilidade, sobretudo na Ilha, ficou comprometida

As intempéries registradas nas últimas horas, na grande Florianópolis, dificultaram o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Até o final da tarde de domingo (24), duas pessoas morreram soterradas na capital, reflexo do volume de chuvas nas últimas horas.

Entrada dos candidatos para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ), na zona norte do Rio. – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/NDEntrada dos candidatos para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ), na zona norte do Rio. – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/ND

Ao longo da última semana a Cesgranrio, aplicadora da prova, solicitou a abertura de mais salas depois que alunos foram impedidos de ingressar, no último domingo, depois que o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) colocou mais candidatos que a capacidade prometida, no máximo, em 50%.

Se por um lado esse problema foi, a princípio, estancado com a abertura de mais salas nos locais das provas, o clima que castigou a região ao longo das últimas horas foi uma adversidade.

Vários pontos de Florianópolis, alagados, influenciaram no deslocamento e acesso e, dessa forma, impediram candidatos de chegar dentro do tempo estabelecido.

O número de abstenções deve ser confirmado mais tarde, em entrevista coletiva concedida pelo INEP, a partir das 20h. Com início previsto às 13h30 – fechamento dos portões às 13h – a prova acontece até 18h30. No segundo dia de Enem a prova foi sobre ciências exatas.

Impedidos devem solicitar reaplicação

A orientação do Inep é que os estudantes que foram prejudicados na primeira etapa peçam a reaplicação do exame. Os pedidos  serão recebidos nos dias 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante do Enem.

Aos contemplados, a reaplicação está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro, na mesma data e com a mesma prova aplicada para pessoas privadas de liberdade – Enem PPL. Os estudantes poderão solicitar reaplicação por dia, ou mesmo a realização das duas provas.

A DPU realiza um levantamento das irregularidades ocorridas durante a aplicação da prova, por meio de formulário disponibilizado no site da Defensoria ou através deste link.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...