Irineu de Souza é nomeado como novo reitor da UFSC

Joana Célia dos Passos, que compõe a chapa vencedora como vice-reitora, afirma que governo federal deve divulgar a nomeação no DOU (Diário Oficial da União) de terça-feira (5)

Irineu Manoel de Souza foi nomeado, nesta segunda-feira (4), como o novo reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para o mandato entre 2022 e 2026

Chapa vencedora tem expectativa que nomeação seja divulgada no DOU desta terça-feira – Foto: Leo Munhoz/NDChapa vencedora tem expectativa que nomeação seja divulgada no DOU desta terça-feira – Foto: Leo Munhoz/ND

Em contato com a reportagem do ND+, Joana Célia dos Passos, que compõe a chapa vencedora como vice-reitora, afirmou a nomeação e que deve ser divulgada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (5). Vale ressaltar que o prazo máximo para a confirmação dos nomes termina nesta segunda.

Joana Célia dos Passos também comemorou pelas redes sociais: “venceu a Democracia!! Viva a UFSC!!”.

Joana Célia dos Passos (esquerda) e Irineu Manoel de Souza (direita) – Foto: @joanacelia.dospassos/Reprodução/NDJoana Célia dos Passos (esquerda) e Irineu Manoel de Souza (direita) – Foto: @joanacelia.dospassos/Reprodução/ND

Por meio de nota, a UFSC confirmou que o documento que foi divulgado por apoiadores na internet é a minuta do Decreto de Nomeação com a assinatura do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A chapa foi a mais votada na consulta informal à comunidade universitária para a escolha dos novos dirigentes da UFSC na última terça-feira (26).

A dupla recebeu 7.438 votos, ou 56,46% em pleito formado por estudantes, técnicos-administrativos em Educação e professores.

A candidatura que ficou em segundo lugar, a chapa UFSC Viva (84), com Cátia Carvalho Pinto e Rodrigo Moretti para reitora e vice-reitor, respectivamente, obteve 4.918 votos, ou 41,18%. Houve 119 votos nulos e 81 votos em branco.

No entanto, com a aproximação do fim do prazo para a nomeação do reitor, a UFSC divulgou uma nota conjunta entre o atual reitor, Ubaldo Cezar Balthazar, e o reitor eleito, Irineu Manoel de Souza.

“É pertinente salientar que não haverá qualquer interrupção nas atividades ou serviços prestados por esta Universidade à sociedade. Na hipótese de não haver definição na data de hoje, caberá ao Conselho Universitário, instância superior da UFSC, tomar as decisões necessárias”, destacou por meio de nota.

Confira a nota da UFSC na íntegra:

Informações sobre a assinatura do Decreto de Nomeação do reitor eleito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, foram divulgadas nesta segunda-feira, 4 de julho, após as 19h, por apoiadores nas redes sociais. O documento divulgado, a minuta do Decreto de Nomeação, contém a assinatura do Presidente da República e nomeia Irineu para o cargo de reitor para os próximos quatro anos.

Em razão do horário, o documento divulgado não é ainda a publicação oficial, que deverá sair na edição da manhã desta terça-feira, 5 de julho, no Diário Oficial da União (DOU).

+

Educação

Loading...