Joinville anuncia mudanças na Educação; confira

As principais alterações estão no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de Joinville, no Norte de Santa Catarina, voltarão a ter aulas exclusivamente no modelo presencial. A mudança acontece na próxima segunda-feira (23) e vale para toda a rede municipal.

Algumas turmas de Joinville voltarão a ter aulas 100% presenciaisAlgumas turmas de Joinville voltarão a ter aulas 100% presenciais – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

A transição para toda a rede será feita de forma gradual, de acordo com o decreto estadual 1.408, de 11 de agosto, e a portaria 1.967/2021.

“Estamos alinhados com a Secretaria da Saúde para garantir a segurança, tanto dos profissionais de Educação, quanto dos alunos”, destacou o secretário de Educação, Diego Calegari.

Segundo a prefeitura, a priorização dos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental acontece porque é nesta fase que ocorre a alfabetização e o letramento.

“Estamos trabalhando em conjunto entre as secretarias de Educação e da Saúde para garantir as melhores decisões. Vamos monitorar esse retorno de parte dos alunos e avaliar a possibilidade de próximos passos”, acrescentou o secretário de Saúde Jean Rodrigues da Silva.

As regras do Estado passam a considerar a aferição da temperatura na entrada das unidades escolares como opcional, mas mantém a necessidade de um controle na entrada e saída para evitar aglomerações.

Imunização

A expectativa da prefeitura é de que praticamente todos os professores estejam totalmente imunizados ainda em setembro.

Segundo o município, hoje há dois servidores afastados por Covid-19 em toda a Secretaria de Educação. Outros sete estão isolados, com suspeita da doença. O número de casos ativos na faixa etária de 0 a 10 anos é de 28 em toda a cidade.

“Sabemos que toda mudança exige adequação na rotina das famílias, por isso estamos seguindo a maneira mais segura disponível no momento. Como nossas unidades escolares não seguem um padrão de tamanho nas salas de aula e de outros espaços, como refeitórios, teremos diferentes realidades”, ressaltou Calegari.

“O objetivo é ampliar o atendimento 100% presencial em todas as unidades assim que isso for possível com segurança e dentro das normas estabelecidas”, complementou o secretário.

E os estudantes com comorbidades?

Segundo o decreto estadual, as escolas devem adotar, de forma prioritária, o ensino remoto a estudantes que tenham alguma comorbidade.

A retomada presencial considera o decreto estadualA retomada presencial considera o decreto estadual – Foto: SED/Divulgação/Arquivo/ND

São considerados estudantes em condições de riscos alunas gestantes e puérperas; estudantes com obesidade grave; asma; doença congênita, rara, genética ou autoimune; neoplasias; imunodeprimidos; hemoglobinopatia grave; doenças cardiovasculares; doenças neurológicas crônicas; e diabetes mellitus.

Para esses casos, as crianças continuarão recebo os materiais nas salas de aula virtuais e outras ferramentas de auxílio.

Aulas por ano de ensino

Educação Infantil (CEIs)

Não há previsão para aulas exclusivamente presenciais nos CEIs. Segundo a prefeitura, há uma série de desafios em estudo, como o distanciamento em áreas como refeitório. A alimentação ocorre de forma escalonada desde o retorno das aulas, em fevereiro deste ano.

Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos)

Todas as turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental passam a ser atendidas de forma 100% presencial a partir de segunda-feira. Conforme a regra estadual, a modalidade remota deve ser mantida prioritariamente para estudantes que se enquadrem em condições de risco.

Ensino Fundamental (4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos)

Neste momento, permanecem no ensino híbrido, com uma semana de aula nas unidades e outra com atividades em casa. Enquanto isso, começam os estudos para avaliar a capacidade física das unidades no caso de retorno com turmas no modelo 100% presencial, pois é necessário respeitar o regramento do governo em todos os espaços.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...