Leitura nas escolas

Essa reportagem foi feita pelos alunos da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger para a editoria "Eu, repórter na its"

A leitura é muito importante na nossa vida, ela estimula nossa criatividade, trabalha com a nossa imaginação, exercita a memória, ajuda com o aumento do nosso vocabulário, dicção e escrita, além de muitos outros benefícios. Na escola aprendemos a ler, porém não tem um incentivo aos alunos para que eles continuem com o hábito da leitura.

jjj – Foto: Foto: Renata Bomfim/Divulgação/Its Teensjjj – Foto: Foto: Renata Bomfim/Divulgação/Its Teens

Alguns professores escolhem um dia durante a semana para fazer uma aula de leitura com livros que gostamos de ler (interessante para nós) ou também temos a opção de trazer de casa.

Mas muitos alunos não se importam com essa aula e, em vez de ler, ficam conversando, o que atrapalha os que realmente gostam de ler. Por esse motivo, esses alunos deveriam ser incentivados a ler para que os professores não desistam de fazer essa aula diferente na semana.

Os professores de português sempre estão nos recomendando livros para que a gente continue com esse hábito. Conversamos com a professora Adelita Leicth, professora de língua portuguesa, e ao responder às nossas perguntas ela comentou: “Gosto de ler mais de um livro de uma vez”.

Como é que ela consegue ler mais de dois livros de gêneros completamente diferentes como terror e romance ao mesmo tempo? Você sabe?

Ela gosta de ler romances e biografias e prefere ler em lugares calmos, até porque devemos ler com calma para entender e desfrutar o livro e compreender da maneira correta. Também é importante ter na escola um lugar calmo e silencioso, no caso a biblioteca.

Na Escola Municipal Professora Anna Maria Harger temos uma biblioteca com livros incríveis, porém não temos bibliotecária há mais de três anos, o que impossibilita os alunos de levarem livros da escola para suas casas.

A professora Adelita Leicth nos recomendou alguns livros, como Harry Potter, Nárnia, Alice no País das Maravilhas, O Pequeno Príncipe, entre outros. Gostaríamos de dar uma ideia aos professores: nas aulas de substituição, em vez de deixar os alunos livres, levá-los a algum lugar para que eles possam ler com calma e, depois, talvez, fazer um debate sobre livros ou outras gincanas relacionadas à leitura.

A literatura é algo muito importante para a vida do ser humano, e nós acreditamos que muitas pessoas não dão o valor à leitura.

A leitura estimula a criatividade, exercita a memória, contribui com o aumento do vocabulário e melhora a escrita. Então, podemos ver que a leitura só nos traz acréscimos intelectuais.

Reportagem escrita por: Emelly Cristinny Bandelow, Isabela Vidaletti Pereira, Júlia Correa dos Santos, Julyannie Amariah Martins dos Santos

Conheça a editoria “Eu, repórter na its”

Com orientação da revista its Teens, os alunos viram pauteiros, repórteres e fotógrafos na escola para escrever uma notícia e compartilhar com toda a Rede Municipal de Ensino de Joinville o que tem de legal na unidade.

Todo o processo é acompanhado com a supervisão de um professor ou da própria gestão para publicação. Nesta matéria, a Escola Municipal Professora Laura Andrade assina a editoria.

Quer ser o próximo repórter e ter o seu texto pulicado no portal ou na revista? Então preencha o formulário! Pode deixar que o contato é com a gente.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...