Matrículas para novos alunos do fundamental abrem dia 27 em Joinville

Processo vale para estudantes vindos de outras cidades ou de outras escolas não pertencentes à rede municipal de ensino de Joinville

Nesta quarta-feira, dia 27, abre o período de matrículas para novos alunos (vindos de outras cidades ou de outras escolas não pertencentes à rede municipal de ensino de Joinville) do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Quem não tiver acesso à internet deve comparecer a uma escola municipal próxima de sua casa. Foto: Julio Cavalheiro/Secom-SCQuem não tiver acesso à internet deve comparecer a uma escola municipal próxima de sua casa. Foto: Julio Cavalheiro/Secom-SC

As matrículas são válidas para que deseja ingressar na rede municipal de ensino no ano letivo de 2020. Começam às 8 horas do dia 27 e vão até data indeterminada, segundo informou a Secretaria de Educação do município.

Os pais ou responsáveis devem acessar o site da Prefeitura de Joinville, na área Educação – Ensino Fundamental , e preencher os dados solicitados. Após concluir o cadastro no site, o próximo passo é entregar os documentos na escola indicada, conforme zoneamento, para a conclusão do processo.

Quem não tem acesso à internet, no entanto, deve comparecer a uma escola municipal próxima de sua residência. O serviço é gratuito.

Quem pode fazer?

Pais ou responsáveis por crianças a partir de 6 anos (nascidos até 31 de março) e adolescentes, vindos de outras cidades ou de outras escolas não pertencentes à rede municipal de ensino de Joinville.

Como fazer?

  1. Pela internet:
    1. acessar o sistema eletrônico;
    2. inserir as informações solicitadas;
    3. concluir o cadastramento;
    4. prosseguir com a etapa “2) Efetivando a matrícula” se a escola indicada for da rede municipal de ensino de Joinville.
  2. Presencial:
    1. comparecer a uma escola municipal próxima;
    2. aguardar atendimento;
    3. ao ser atendido, fornecer as informações solicitadas pelo atendente, para inserção em sistema eletrônico;
    4. concluir o cadastramento;
    5. prosseguir com a etapa “2) Efetivando a matrícula” se a escola indicada for da rede municipal de ensino de Joinville.

Após a realização do cadastro, sobretudo, e destinação a uma escola da rede municipal de ensino de Joinville, a segunda etapa é a efetivação da matrícula. Entretanto, para isto, é preciso reunir os seguintes documentos (original e fotocópia).

Dos pais ou responsáveis:

  • cadastro de Pessoas Física (CPF);
  • documento de identificação com foto (como RG, ou CNH, ou outro documento válido);
  • comprovante de residência (como conta de água, ou de luz, ou outro comprovante válido, dos últimos 3 meses), no caso de imóveis alugados e/ou cedidos apresentar cópia do contrato de aluguel. Se a moradia for cedida, apresentar declaração de imóvel cedido com assinatura do proprietário reconhecida em cartório, juntamente com um comprovante de água ou luz;
  • declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude para as crianças que não convivem com os pais.

Documentos da criança

  • Certidão de Nascimento;
  • declaração de vacinas atualizadas e Cartão SUS;
  • histórico escolar, com informação da aprovação do aluno;
  • atestado de frequência, quando transferido, e no prazo máximo de trinta dias deverá entregar o processo de transferência (histórico escolar).
  • Comparecer à unidade educacional indicada na etapa 1, no prazo de até 3 (três) dias úteis após a indicação da unidade (2);
  • Aguardar atendimento.
  • Ao ser atendido, fornecer os documentos e/ou informações solicitadas por atendente.
  • Aguardar efetivação da matrícula.

Veja também:

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação