Mercado de trabalho: adolescentes participam de oficina com formação profissional

Voltado para alunos do Ensino Fundamental, o projeto da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, em Joinville, desenvolve habilidades importantes para enfrentar o mercado de trabalho

Iniciar a caminhada no mercado de trabalho costuma ser uma missão desafiadora na adolescência – já que é uma das fases mais conflitantes da vida. Para auxiliar os adolescentes, a Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, em Joinville, oferece o projeto “Trabalhando meu futuro”, com o objetivo de melhorar a empregabilidade dos alunos.

Alunos participam da aula no contraturno escolar – Foto: Renata Bomfim/Divulgação/Its TeensAlunos participam da aula no contraturno escolar – Foto: Renata Bomfim/Divulgação/Its Teens

A ideia tem movimentado os bastidores do mundo escolar e deve servir como bússola profissional para estudantes com mais de 14 anos – idade mínima para ingressar no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz – e que estão no Ensino Fundamental.

Ao todo, 50 alunos devem participar desse primeiro projeto, divididos em grupos de 25 no contraturno escolar.

Durante três meses, os estudantes inscritos participam de 12 encontros com duração de até duas horas e aprendem sobre currículo, oratória, postura profissional, além de receber orientações sobre o uso das redes sociais.

A iniciativa é do professor de história Reginaldo Jorge dos Santos e conta com o apoio dos professores e da equipe de direção da unidade. A proposta é ser uma “agência de empregos dentro da escola”, como diz Reginaldo, para orientar, formar e auxiliar o adolescente na procura pela primeira colocação profissional.

“Com esse olhar de professor, de pai, de gente da comunidade, eu percebi o seguinte: o aluno, quando chega na faixa etária dos 15,16 anos e não terminou o Ensino Fundamental, a escola vai ‘perdendo a graça’ e ele vai se desestimulando para a escola, porque já passou da idade”, comenta o professor. “Nós queremos preparar essa meninada, dar oportunidade para que consigam espaço no mercado de trabalho.”

Com os encontros, os estudantes também aprendem sobre as áreas de atuação do mercado de trabalho com profissionais convidados e ainda saem com diploma de assistente administrativo com curso gratuito oferecido por um dos incentivadores do projeto.

“Nós não vamos vender a ideia de que ele (estudante) vai sair empregado daqui. Mas a hora que for disputar vaga no mercado de trabalho, vai com força”, diz Reginaldo.

Essa é uma fase decisiva, já que os adolescentes precisam aprender a lidar com todas as questões e mudanças, incluindo a busca pelo espaço, formação da identidade, procura por experiências e os primeiros passos na vida profissional.

O comprometimento e a dedicação aos estudos, desde o Ensino Fundamental, e a iniciativa de procurar por formações profissionais influenciam desde cedo na construção dos primeiros passos neste novo universo de possibilidades que se abre para quem busca pelo primeiro emprego.

Jovem aproveita os encontros para desenvolver habilidades profissionais – Foto: Foto: Renata Bomfim/Divulgação/its TeensJovem aproveita os encontros para desenvolver habilidades profissionais – Foto: Foto: Renata Bomfim/Divulgação/its Teens

3 habilidades importantes para enfrentar o mercado de trabalho

Se você está em busca de um espaço no mercado de trabalho, confira os três passos nesta trilha do sucesso que podem somar (e muito) neste seu início profissional.

1. Desenvolva suas habilidades comportamentais

Mesmo que você não tenha nenhuma experiência profissional, hoje as empresas estão cada vez mais atentas ao desenvolvimento das suas habilidades e competências que são desenvolvidas no dia a dia, dentro da escola: comunicação, escrita, empatia, colaboração, entre outros pontos importantes.

2. Não pare de estudar

Ainda que você esteja no ensino regular, saiba que o estudo e o mercado de trabalho andam juntos. Na internet existem diversos cursos gratuitos que você pode fazer para se manter antenado e atualizado com as demandas e necessidades que podem somar no seu currículo.

Mas isso é sempre: busque se renovar, aprender coisas novas. Quanto mais capacitado você estiver, mais pronto para as oportunidades você estará!

3. Tenha disciplina e foco

Independente da vaga que você conquistou, chegue para somar ao espaço que abriu esta oportunidade para você. Desenvolva sua disciplina com as demandas, crie a sua própria organização e seja comprometido com o seu crescimento profissional. Agora, você precisa desenvolver sua responsabilidade para conciliar os estudos e trabalho. Você dá conta!

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...