ND explica: tudo o que você precisa saber sobre a volta às aulas em Joinville

Portal ND+ tirou as dúvidas sobre o retorno às salas de aula na rede municipal; veja como vai funcionar

O ano letivo na rede municipal de ensino começa na próxima segunda-feira (8) na maior cidade de Santa Catarina, com as novas regras e medidas para prevenir a contaminação pelo coronavírus. E para saber como será esse retorno às aulas em Joinville, o ND+ conversou com a Secretaria de Educação para desvendar as dúvidas sobre o assunto. Confira!

Aulas em Joinville começam na próxima segunda-feira (8) – Foto: Luana Amorim/NDAulas em Joinville começam na próxima segunda-feira (8) – Foto: Luana Amorim/ND

Como vai funcionar o transporte escolar?

Os ônibus vão atuar com capacidade reduzida para garantir o distanciamento social. Os lugares serão demarcados e as crianças passarão por medição de temperatura e higienização das mãos ao entrar; todas devem usar máscara.

Como será a chegada na escola?

Na chegada à escola, os alunos terão a temperatura aferida e as mãos higienizadas novamente. O uso de máscaras é obrigatório para crianças com idade a partir de dois anos.

Como vão funcionar as aulas?

As aulas vão funcionar em esquema de rodízio: em uma semana, a criança faz aulas presenciais e na outra, atividades em casa. A carga horária será completa e a ocupação das salas não será maior que 50%. Os espaços serão marcados para garantir o distanciamento.

Quando os pais e responsáveis serão informados sobre a semana em que os filhos começam em sala de aula?

As escolas já estão fazendo contato com os responsáveis para falar sobre o rodízio e quando os alunos devem ser levados à escola. Caso haja dúvidas, deve-se entrar em contato com a unidade.

Como vão ocorrer as aulas de educação física?

Nas aulas desta disciplina, as atividades serão aquelas que podem ser feitas individualmente. Todos os materiais usados vão passar por higienização.

Pais que precisem ir à escola podem ir em qualquer horário?

Os pais e responsáveis devem agendar horário com a escola para evitar aglomerações.

Como vai funcionar a merenda escolar?

Os lanches serão servidos de forma individual e os bebedouros serão usados somente para abastecer garrafas individuais. Os espaços terão distanciamento e todas as cozinheiras passaram por treinamento para garantir a segurança.

Como as atividades online serão acompanhadas?

Os alunos vão receber atividades via Google Classroom, como ocorreu no ano passado. Mas, além disso, vão contar também com um canal direto com o professor. O aplicativo “Fale com o professor” pode ser acessado a partir do site da Prefeitura e vai receber questionamento de alunos de todas as modalidades de ensino. Ele acessa, registra sua dúvida e recebe uma resposta em texto, áudio ou vídeo em até 24 horas.

Aulas funcionarão em modelo híbrido: uma semana em sala, outra em casa – Foto: Arquivo/SED/Divulgação/NDAulas funcionarão em modelo híbrido: uma semana em sala, outra em casa – Foto: Arquivo/SED/Divulgação/ND

Considerando que os professores vão trabalhar tanto com atividades presenciais como online, isso deve aumentar a carga de trabalho deles? Haverá algum tipo de apoio nesse sentido?

Os professores que estiverem em sala de aula vão se dedicar exclusivamente aos alunos em sala de aula. As atividades para o ambiente online e as respostas às dúvidas enviadas pelo aplicativo “Fale com o professor” serão respondidas por professores que também precisam garantir o distanciamento social por pertencerem aos grupos de risco. 

Os pais que se sentirem inseguros podem deixar de levar os filhos para a escola?

Os responsáveis podem optar por manter os alunos em atividades 100% remotas, mas a secretaria reforça que todos os cuidados serão tomados para garantir a segurança dos estudantes.

Haverá algum tipo de monitoramento específico para professores e outros profissionais da educação em relação a sintomas da Covid-19?

Tanto professores quanto os demais profissionais da educação e também os alunos serão monitorados. 

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação