ONG de SC abre votação para escolher os melhores curtas-metragens sobre primeira infância

Produções enviadas à Usina da Imaginação, sediada em Florianópolis, tem a temática "Pai Presente" e enfatizam o cuidado e o acolhimento das crianças para o pleno desenvolvimento

A ONG Usina da Imaginação, sediada em Florianópolis, está com votação aberta até quarta-feira (21) para escolher os melhores curtas-metragens do 3º LAB de Campanhas da Primeira Infância – Pirilampo Criativo Lab.

As produções, todas de baixo orçamento, giram em torno das temáticas “pai presente”, ressaltando a importância da participação dos homens na vida e no cuidar dos filhos nos primeiros anos de vida; e “natureza de brincar”, com foco na importância do convívio e do livre brincar de crianças de zero a três anos na natureza.

Aberta Votação De Melhores Curtas Sobre Primeira Infância – Foto: Divulgação/ NDAberta Votação De Melhores Curtas Sobre Primeira Infância – Foto: Divulgação/ ND

Todos os vídeos estão disponíveis na página da ONG.

O edital da Usina conta com a participação de 22 curtas-metragens produzidos entre março e início abril deste ano pelos contemplados na seleção, dentro do protocolo da pandemia e com tecnologia acessível.

Os vídeos foram realizados em diferentes contextos socioculturais de 12 estados do país, como em grandes cidades, na periferia e em agrupamentos indígenas, trazendo uma diversidade na abordagem da primeira infância.

“O processo foi desafiador, por ser todo a distância, mas na mesma proporção, rico, porque conectou pessoas de diferentes realidades do Brasil”, observa  a cineasta e antropóloga Rita de Cácia O. da  Silva, diretora da ONG Usina da Imaginação, que promoveu oficina e mentoria para o grupo.

Cinco oficinas fizeram parte do trabalho no mês de março, além de mentorias com diretores e cineastas que orientaram a produção dos curtas. O 3º LAB de Campanhas da Primeira Infância – Pirilampo Criativo Lab tem financiamento da Bernard van Leer Foundation.

Júri de profissionais e voto popular irão eleger os vencedores

Os curtas de até 15 minutos serão escolhidos por um júri de profissionais ligados ao Pirilampo Criativo Lab, por crianças convidadas e por votação popular.

O primeiro lugar será premiado com uma câmera profissional; o segundo colocado ganhará um smartphone com sistema multicâmera, tripé e microfone lapela; e o terceiro lugar levará um smartphone com sistema multicâmera.

O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 22 de abril no site oficial da Usina de Imaginação.

+

Educação

Loading...