Pais e estudantes protestam contra fechamento de turmas em escola de Joinville

De acordo com a Secretaria de Educação, implementação do ensino militar é o motivo para o encerramento das turmas de ensino médio na unidade

Pais e alunos protestaram na manhã desta segunda-feira (18) contra o fechamento de turmas em uma escola estadual de Joinville, no Norte Catarinense. A previsão é que em 2020, no período da manhã, a unidade apenas ofereça o ensino médio regular aos estudantes matriculados no terceiro ano.

Alunos e pais protestaram contra o fechamento das turmas na escola – Foto: Adriano Mendes/RICTVAlunos e pais protestaram contra o fechamento das turmas na escola – Foto: Adriano Mendes/RICTV

A notícia do fechamento das turmas causou surpresa nos pais. Segundo eles, a informação de que a escola não ofertaria novas vagas no próximo ano foi dada apenas no ato da matrícula.

“Eu vim fazer a matrícula para a minha filha, mas falaram que não ia ter mais turma no próximo ano. Isso acabou me deixando preocupada”, conta Cláudia Ferreira, mãe de uma das alunas.

De acordo com Adriano Mesmerovicz, coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina, o órgão não foi notificado pelo governo a respeito da mudança. Além disso, segundo ele, o fechamento deve afetar também os professores que atuam na unidade.

“São 32 trabalhadores e 12 turmas afetadas. Então, nós vamos procurar o Estado, para que ele apresente alguma solução para este problema”, explica Adriano.

Alunos se reuniram em frente a unidade com cartazes – Foto: Adriano Mendes/RICTVAlunos se reuniram em frente a unidade com cartazes – Foto: Adriano Mendes/RICTV

Fechamento das turmas é por conta de transição

Segundo a coordenadora regional de educação, Dalva Aparecida Moser, as matrículas deixarão de ser ofertadas por conta da transição da unidade para o ensino Militar. Porém, ela garantiu que mesmo com a mudança, os estudantes terão vagas em outras três escolas, dentro da área de zoneamento.

“Os alunos podem procurar outras escolas que vão encontrar vagas disponíveis. Além disso, em relação aos professores, todos serão realocados para novas unidades. Ninguém ficará no prejuízo”, afirma Dalva.

O período de matrículas para o ensino estadual segue até o dia 22 de novembro. O pedido pode ser realizado online, por meio do site matriculaonline.sed.sc.gov.br. Além disso, o sistema permite identificar a unidade mais próxima da casa do aluno.

Escola é uma das mais tradicionais da cidade – Foto: Adriano Mendes/RICTVEscola é uma das mais tradicionais da cidade – Foto: Adriano Mendes/RICTV

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...