Por que participar de Olimpíadas Científicas?
Competições escolares revelam talentos ao aproximar diversas áreas científicas com o universo da educação
A descoberta de novas formas de fazer ciência pode começar ainda na escola e, sim, no Ensino Fundamental. Quando se estimula nos alunos o interesse para participação em Olimpíadas Científicas, toda a sociedade sai ganhando.

Sabe o motivo? Ao aproximar os estudantes de provas teóricas, ou até mesmo de experimentos, o ambiente educativo pode revelar a descoberta de jovens talentos para diferentes áreas do conhecimento.
Leia mais
São diversas áreas que as Olimpíadas Científicas aproximam os alunos de ciência e tecnologia – e nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville os estudantes têm contato com várias delas, seja na matemática, na ciência, na robótica, na física, na astronomia e em diversas outras.
Com a participação das escolas, os alunos ficam mais próximos da pesquisa e qualificam a educação científica não apenas na unidade, mas em toda a Rede Municipal de Ensino de Joinville.
Neste ano, por exemplo, a participação das escolas na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) além de inúmeras medalhas, também rendeu convite para que duas alunas pudessem participar da pré-seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022: Amanda de Amaral, da Escola Municipal Doutor Abdon Baptista, e Luana Martins Lima, da Escola Municipal Prefeito Max Colin,
O contato com o assunto de astronomia por meio das provas – e até por interesses pessoais – tem levado Amanda a pensar em seguir com os estudos na área. Além dela, Luana também pensa em desenvolver seu conhecimento profissional na área de astronomia.
Com a primeira medalha em Olimpíada Científica e primeira vez na OBA, Luana acredita que o bom desempenho se deu pela soma de dois fatores: curiosidade e calma. “Desde o sexto ano, eu aprendo sobre astronomia e isso me despertou um interesse.”
Com participação ativa há dez anos na OBA, o professor de geografia Jairo Pavanello, da Escola Municipal Prefeito Max Colin, acredita que os alunos se interessam pela prova por abordar coisas do dia a dia.
“Todo esse tema desperta muito a curiosidade das crianças. Mas também tem que tomar muito cuidado, porque existem várias teorias da origem disso tudo. Então, eu trabalho muitos vídeos e aproveito o material que a OBA manda. Em cima disso, a gente organiza as aulas.”
Elas acreditam

O apoio da escola nas Olimpíadas Científicas é primordial para que os alunos possam ter contato com diversas áreas do conhecimento, até porque só é possível a participação individual se a escola fizer a inscrição.
Com o olhar que vai além do conhecimento agregado, a diretora da Escola Municipal Doutor Abdon Baptista, Patricia da Silva Furbringer, destaca a importância do desenvolvimento pleno do estudante ao ter contato com essas provas.
“O projeto, além de ser marcante na vida deles, desenvolve outras habilidades e potencializa os dons e os talentos que os alunos têm”, pontua.
E para conhecer esses talentos, a diretora da Escola Municipal Prefeito Max Colin, Nazaré Costa, diz que é importante inscrever os alunos em todas as oportunidades.
“Todo concurso nos inscrevemos porque apostamos no potencial que os nossos estudantes têm. Todos nós temos conhecimento e tentamos ampliar em alguma área mais que outra, então, para que possamos descobrir os destaques na unidade, é importante inscrevê-los em todas.”
Viu um foguete no céu? Pode ser da MOBFOG

Com interesse que partiu de três estudantes da Escola Municipal Doutor Abdon Baptista, a unidade ganhou a primeira medalha de ouro da 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
Na prova prática, que exige o lançamento de foguete, o artefato feito de garrafa pet construído pelos iniciantes da escola alcançou a marca de 200 metros. A participação contou com a orientação da professora Ana Paula Luciano de Amaral.
Depois de oito foguetes desenvolvidos e três finais de semana na função de testes e lançamentos, a professora Ana resolveu propor o tema para a turma de 5º ano, pela qual é responsável, e deve fazer, em breve, um lançamento com os pequenos. “Eles estão bem empolgados para participar no ano que vem dessa prova.”
4 motivos para não perder a oportunidade de participar de Olimpíadas Científicas

Nem só de medalha vive quem participa de qualquer Olimpíada Científica. Além de melhorar o desempenho escolar, aumentar o interesse pelos estudos e poder participar de novos desafios, ter a oportunidade de viver uma experiência como essa pode ser apenas o começo para quem sonha estudar no exterior, sabia?
Por isso, confira quatro motivos para não perder a oportunidade de participar de Olimpíadas Científicas e representar a sua escola, sua cidade e, quem sabe, até o país em nível internacional.
- Aprofundar sobre os componentes curriculares com que você mais se identifica e despertar habilidades até para, no futuro, quem sabe, seguir uma profissão na área.
- Desenvolver um currículo diferenciado com participações em competições escolares por meio da comprovação do desempenho alcançado. Isso pode abrir portas para oportunidades de bolsa de estudo em escolas renomadas e até universidades.
- Treinar para vestibulares, já que a prova costuma ter tempo para início e término, além de seguir um padrão semelhante aplicado.
- Incentivar a descoberta de novos talentos para diferentes áreas do conhecimento.
Quer sua escola na its Teens? Saiba como
Para sair na revista its Teens e divulgar os projetos e iniciativas da sua escola, basta preencher este formulário com todas as informações e aguardar o nosso contato.