Prazo para se inscrever no Enem 2022 termina hoje; saiba como garantir presença

A prova acontece nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país.

O prazo de inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 termina às 23h59 deste sábado (21). O estudante pode optar por realizar a prova nas versões impressa e digital, e a inscrição deve ser feita pela Página do Participante. A prova acontece nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país.

A prova acontece nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país – Foto: Divulgação/NDA prova acontece nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país – Foto: Divulgação/ND

Participantes não isentos deverão pagar taxa de inscrição no valor de R$ 85. O pagamento deverá ser feito até o dia 27 de maio, e os estudantes podem escolher a forma quitar a taxa acessando a Página do Participante, com login e senha únicos cadastrados no portal do governo federal (Gov.br). As informações são da Agência Brasil.

Pagamento poderá ser por PIX

Pela primeira vez, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) possibilitou o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto. Vale lembrar que, após selecionar a opção de pagamento, não será possível alterar a escolha.

Alunos se preparam para fazer a prova do Enem 2022 – Foto: Fotos PúblicasAlunos se preparam para fazer a prova do Enem 2022 – Foto: Fotos Públicas

Enem aceitará identificação pela CNH digital

Pela primeira vez na história da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os candidatos poderão utilizar a CNH digital para se identificar no local de prova e para realizarem as inscrições. Os documentos serão aceitos desde que sejam apresentados nos aplicativos oficiais do governo.

O documento poderá ser exibido no aplicativo do governo ou no da Carteira Digital de Trânsito. “Capturas de tela, fotos ou impressões dos documentos não serão válidos”, alerta o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Nome social

O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmar a opção na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Para os candidatos que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita, o Inep orienta que seja feita a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.

Para esse procedimento, será necessário apresentar uma lista de documentos de comprovação das condições que o motivam:

  • foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio identifica o desempenho escolar dos estudantes brasileiros que estão terminando a educação básica, e irá acontecer neste ano nos dias 13 e 20 de novembro, em todos os estados do país.

Nos mais de 20 anos de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

+

Educação

Loading...