Pré-matrículas na rede estadual de SC têm prazo estendido após problemas no site

Sistema online passou por instabilidade na manhã desta quarta-feira (3) por sobrecarga de acessos; SED estendeu o prazo até 14h de sexta-feira (5)

A plataforma on-line para a realização das pré-matrículas de alunos da rede estadual de Santa Catarina, que foi aberta nesta quarta-feira (3), passou por problemas técnicos nesta manhã.

A SED (Secretaria de Estado da Educação), então, prorrogou o prazo, que iria originalmente até 23h59 desta quinta (4), para às 14h de sexta-feira (5), para atender todos os alunos.

Após instabilidade no sistema, prazo para a realização de pré-matrículas de alunos da rede estadual de SC é estendido – Foto: Prefeitura de Xaxim/Divulgação/NDApós instabilidade no sistema, prazo para a realização de pré-matrículas de alunos da rede estadual de SC é estendido – Foto: Prefeitura de Xaxim/Divulgação/ND

“O site de matrículas para novos alunos da rede estadual teve instabilidade no início da manhã por conta da sobrecarga de acessos. Em conjunto com o suporte do Ciasc, houve aumento da capacidade do servidor e o sistema está agora em período de normalização. Para atender todos os alunos, o prazo de pré-matrícula on-line será estendido até 14h de sexta-feira”, disse a nota emitida pela pasta.

Ainda de acordo com a assessoria da SED, desde às 12h desta quarta o sistema funciona normalmente.

O Ciasc (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina), que é responsável pela parte de tecnologia do Estado, está acompanhando a situação.

“O Ciasc está ciente das instabilidades no sistema de matrícula da rede estadual de educação ocorridas na manhã desta terça-feira, decorrentes da sobrecarga de acessos. A equipe está mobilizada para identificar o que ocasionou as falhas e para normalizar o acesso o quanto antes”, informou empresa, também por meio de nota.

Como funcionam as pré-matrículas online?

O procedimento é dividido em duas etapas: uma feita na plataforma on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo; e uma que é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola).

A plataforma online está aberta desde às 9h desta quarta (3), e com a extensão do prazo, dura até às 14h de sexta-feira (5).

Já a documentação pode ser entregue nas escolas entre os dias 03 e 05 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O sorteio das vagas ocorreu na quinta (28), às 10h, sendo que a divulgação ocorreu às 13h, com uma a cada cinco vagas sendo destinadas a estudantes especiais.

Conforme o edital, quem não foi sorteado deve se inscrever em outra unidade escolar, nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Posto de atendimento nas escolas

Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes.

Para quem precisa de auxílio no preenchimento da pré-matrícula, a inscrição será realizada das 9h às 12 h e das 13h às 17h dos dias 03 e 04 de fevereiro de 2021.

A reserva das vagas será feita por ordem de acesso. A partir da abertura do sistema, o usuário que selecionar antes uma das vagas disponíveis poderá fazer a pré-matrícula na respectiva escola. As vagas serão ocultadas do sistema na medida em que forem sendo preenchidas.

Entrega de documentos exigidos

Para receber os documentos que devem ser entregues, todas as escolas da rede estadual seguirão os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Contingência Escolar, como o uso de equipamentos de proteção individual, álcool gel e limpeza dos ambientes escolares.

Confira a lista de documentos exigidos:

  • Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
  • Cópia da Carteira de Identidade e/ou CPF;
  • Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (só serão aceitos como comprovantes de residência: água, luz, condomínio, telefone, contrato de locação). Caso não possua o documento em nome dos pais ou responsável, providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de identidade do proprietário;
  • Cópia da Carteira de Vacina e número do SUS;
  • Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br);
  • Atestado de frequência e/ou boletim atual;
  • Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (todas as séries anteriores). A entrega do Histórico Escolar terá prazo de até 30 dias do ato da matrícula, caso o candidato ainda não tenha possibilidade de apresentar o documento original.

As vagas remanescentes surgidas após o período de 03 e 05 de fevereiro de 2021, incluindo todos os anos/séries de cada escola, serão disponibilizadas neste site.

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