Prefeitura de Joinville entrega mais de 3 mil notebooks a professores

Educadores passarão por capacitação para poder utilizar bem a ferramenta e todos os programas disponíveis

A volta dos professores às atividades, no dia 6 de fevereiro, contará com uma novidade. A Secretaria de Educação de Joinville vai iniciar a distribuição de 3.134 notebooks aos educadores. A cerimônia de entrega simbólica dos equipamentos será durante a inauguração da Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, na Estrada Timbé, bairro Jardim Paraíso, marcada para o dia 6.

No mesmo evento, a Secretaria de Educação faz a entrega simbólica de 1.503 condicionadores de ar para climatização das 141 escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil). As aulas começam em 10 de fevereiro.

Jaksson Zanco/Secom/Divulgação/ND

Jaksson Zanco/Secom/Divulgação/ND

A Secretaria de Educação de Joinville já recebeu 1.556 notebooks e os outros 1.578 equipamentos devem chegar na segunda quinzena de fevereiro

“Com os novos notebooks, todos os professores que estão em sala de aula, do ensino fundamental e infantil, passam a contar com o equipamento para trabalhar com os alunos”, reforça o secretário de Educação, Roque Mattei. A secretaria já recebeu 1.556 notebooks e os outros 1.578 equipamentos devem chegar na segunda quinzena de fevereiro. As direções das escolas e CEIs também receberão um notebook.

Os professores passarão por capacitação para poder utilizar bem a ferramenta e todos os programas disponíveis pelo Ministério da Educação para trabalhar com os alunos. “Os educadores precisam ser preparados para usar a tecnologia, e esta capacitação será continuada, por área de conhecimento, como português, matemática”, explica Roque Mattei. Há previsão de alguns encontros também aos sábados para fechamento de módulos dos programas de treinamento.

A Secretaria de Educação também já assinou contrato com o Ciasc (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina), do Governo do Estado, para implantar e ampliar a rede de fibra ótica e garantir internet de alta velocidade (50 MB) em todas as unidades.

Condicionadores de ar

A Secretaria de Educação vai aproveitar a inauguração da escola Thereza Mazzolli para fazer a entrega simbólica de condicionadores de ar tipo split para climatização das salas de aula de todas as unidades escolares. Foram adquiridos 1.503 aparelhos, 683 deles com 24 mil Btus de potência e 820 equipamentos com 36 mil Btus. A secretaria já recebeu 500 aparelhos, os outros devem chegar a partir da semana que vem. As escolas vão receber 1042 aparelhos, e os CEIs, 461.

A parte elétrica das escolas e CEIs está sendo preparada para receber os equipamentos. As empresas contratadas pela secretaria para fazer a manutenção das escolas também vão fornecer equipes para fazer a instalação dos aparelhos. As instalações serão feitas assim que a parte elétrica estiver preparada.

Mais 15 mil tablets

No ano passado, a Secretaria de Educação deu início à modernização do processo de ensino com a entrega de 4 mil tablets para alunos do 6º ao 9º ano e 200 notebooks para professores das escolas municipais Professor Sylvio Sniecikovski, no Jardim Paraíso; Nilson Wilson Bender, no Jarivatuba; Pedro Ivo Campos, no Costa e Silva; e Hans Müller, no Rio Bonito.

Os tablets e notebooks entregues em 2013, os novos notebooks para professores e os condicionadores de ar foram adquiridos com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do Salário Educação – contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública.

Para 2014, a Secretaria de Educação espera o Ministério da Educação abrir licitação para a compra de 15 mil tablets para alunos de 6º ao 9º ano das escolas municipais e mil lousas digitais. Os recursos também virão do Fundeb e Salário Educação. “Queremos entregar todos os tablets ainda neste ano, beneficiando todos os alunos das séries finais do ensino fundamental”, destaca Mattei.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...