Profissão e vida pessoal: planejamento ajuda a visualizar caminhos para o futuro

Plano com tarefas e prazos facilita visualizar proximidade das conquistas desejadas, mas projeto de vida pode mudar ao longo da vida

Planejamento ajuda a visualizar caminhos para o futuro – Foto: Freepik.Planejamento ajuda a visualizar caminhos para o futuro – Foto: Freepik.

O que você quer para sua vida também demanda planejamento, sabia? É o chamado projeto de vida. “Trata-se de planejamento estratégico pessoal, associado à construção de projetos e possibilidades de futuro, ou seja, o que você deseja para o futuro. E envolve metas de curto, médio e longo prazos”, explica a acadêmica de Psicologia da Univille Camila Pinheiro Anzini, estagiária do Oi Profissional, o Programa Institucional de Orientação e Informação Profissional da Universidade. Aqui Camila compartilha o aprendizado obtido nas experiências com o Oi Profissional, que atende principalmente estudantes do Ensino Médio de Joinville, auxiliando por meio de testes, dinâmicas e reflexões a entender como construir uma carreira.

Segundo ela, o projeto de vida serve como um plano para visualizar melhor os caminhos a serem seguidos para alcançar objetivos. “É preciso saber claramente quais são as suas metas e objetivos, o que pretende alcançar em todas as áreas da sua vida – profissional, emocional, financeira, pensando de forma integral em termos educacionais, profissionais e pessoais”. O plano, diz ela, deve corresponder às aspirações, traços pessoais e valores e deve ser executável, ser possível de realizar. “Assim, fica mais fácil ter um futuro satisfatório”.

Projeto de vida – Foto: Freepik.Projeto de vida – Foto: Freepik.

Por todos esses motivos, acrescenta Camila, é também essencial o autoconhecimento. “Primeiro, é preciso se conhecer muito bem! Saber onde você quer chegar, entender sua visão de futuro e estilo de vida desejado”. O passo seguinte é planejar. “Se você tem claro objetivos e metas que quer alcançar, fica mais fácil organizar os meios através dos quais poderão ser atingidos”. Assim, a última etapa é planejar os passos. “Dividir, por exemplo, um plano grande em pequenas partes e colocar prazos para concluir tarefas, em semanas, meses. Ao ultrapassar esses passos, você pode se perceber mais próximo de onde quer chegar.”

Importante salientar que o projeto pode mudar. É normal alterar algumas metas conforme se evolui. Por isso também dizemos que a escolha profissional não é definitiva, podemos mudar ao longo da vida”, alerta.

Além de ser uma oportunidade para o autoconhecimento – bônus – o projeto de vida é como um guia para driblar a ansiedade e temor do que ainda está por vir. “E auxilia o jovem a se transformar no protagonista de seus projetos futuros”, finaliza Camila.

Conheça mais sobre a universidade:

Acesse o site: Univille

Confira também, as redes sociais: 

Facebook: @univille

Instagram: @univille

Twitter: @Univille

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação