Profissões do futuro: Senac SC aposta em nova graduação de tecnologia

Curso superior em Tecnologia e Design de Negócios é o primeiro da instituição que reúne conhecimentos em design digital, negócios online e desenvolvimento front-end

Senac SC aposta em nova graduação de tecnologia – Foto: iStockphoto/NDSenac SC aposta em nova graduação de tecnologia – Foto: iStockphoto/ND

Não foi só a pandemia do novo coronavírus que teve efeito direto sobre as profissões em quase todos os setores. O rápido avanço da tecnologia nos últimos anos também está entre os fatores que influenciaram diretamente as mudanças no mundo do trabalho.  

A maioria dos empregos do futuro ainda não existe. Muitos deles nem mesmo foram criados. De acordo com dados do Fórum Econômico Mundial, quase dois terços das crianças que estão no jardim de infância hoje terão ocupações que ainda não são conhecidas.

Na realidade, muitas das profissões atuais continuarão fazendo parte do mercado de trabalho. Entretanto, devem passar por mudanças significativas. Na prática, a maioria destes empregos vai se transformar em algo inteiramente novo – ou desaparecer completamente.

“É difícil apontar quais serão as profissões do futuro, mas é certo que estes profissionais terão de aprender e reaprender constantemente, criar conexões e reinventar seus trabalhos”, acredita Andreici Vedovatto, professora de inovação da Faculdade Senac Chapecó.

Habilidades do futuro 

No entanto, nem todos os empregos que despontam hoje (ou com previsão de crescimento em um futuro próximo) precisam de gênios da tecnologia. Alguns necessitam apenas de atualizações em softwares, hardwares ou plataformas relevantes para suas funções – o que é fundamental na era digital, independentemente da área de atuação.

Outras ocupações exigem a tomada de decisões estratégicas a partir de dados coletados por inteligência artificial, com análises de acordo com os desejos dos clientes. Isso significa que outras aptidões e habilidades interpessoais também se tornaram fundamentais: pensamento analítico, inovação, inteligência emocional, criatividade e originalidade estão entre as competências essenciais para o profissional do futuro.

“Desenvolver competências de cunho técnico atreladas às necessidades mercadológicas tem sido fator de extrema importância, já que existe a necessidade de profissionais que solucionem problemas, trazendo agilidade, confiabilidade e resultados mais rápidos”, explica Juliano Vieira, analista estadual do eixo de Tecnologia de Informação e Comunicação do Senac SC.

Tecnologia em pauta

A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana. – Foto: iStockphoto/NDA tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana. – Foto: iStockphoto/ND

Identificar soluções para problemas reais, gerando inovações que impactam positivamente a vida das pessoas e do planeta, está entre as premissas de muitas empresas que buscam agora este profissional do futuro. Tudo isso sem esquecer que a tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana.

Para Duan Bressan, CTO da empresa PackID de Chapecó, esse profissional necessita de duas características principais: facilidade na utilização, manutenção e construção de tecnologias, principalmente as computacionais. E, também, criatividade. “A máquina pode nos substituir em diversos aspectos, mas características humanas como a criatividade sempre serão essenciais”, acredita.

Bressan ressalta o que muitos acabam esquecendo: por trás de cada máquina, seja celular, vídeo game, site ou aplicativos, existe uma equipe técnica de programadores, designers, publicitários, vendedores e até engenheiros unidos na criação e desenvolvimento destas soluções. Isso significa que, independentemente da área, a tecnologia se tornou aliada. “Aprenda com ela e faça dela uma alavanca para sua carreira”, diz.

Tecnologia e design de negócios

Mas, como desenvolver as skills necessárias para ocupar vagas que ainda não existem? Este desafio tem aproximado profissionais de diversas áreas do conhecimento e levado instituições de ensino a repensar o papel da educação neste sentido. Foi com este propósito que o Senac SC lançou o curso superior em Tecnologia e Design de Negócios.

Inédita no Senac SC, esta graduação reúne em um único curso conhecimentos teóricos e práticos em três áreas: design digital, negócios online e desenvolvimento de front-end. “Com metodologia disruptiva, o aluno será estimulado a identificar problemas reais, oportunizando a criação de uma solução tecnológica. Teremos aulas técnicas como lógica de programação, user experience (UX) e interfaces. Além de disciplinas focadas no mercado como design de serviços e gestão de projetos”, explica a professora Andreici Vedovatto.

O corpo docente do curso superior em Tecnologia e Design de Negócios apresenta profissionais de mercado, que vão levar para as salas de aula suas experiências e vivências baseadas em demandas e práticas das organizações. E o que não faltam são oportunidades para os futuros formandos neste curso: alunos com acesso a estes conhecimentos poderão desenhar suas próprias carreiras no mundo da tecnologia.

Inovação e empreendedorismo

O curso apresenta uma veia empreendedora ao mesmo tempo em que possibilita uma visão mercadológica abrangente de negócios – Foto: iStockphoto/NDO curso apresenta uma veia empreendedora ao mesmo tempo em que possibilita uma visão mercadológica abrangente de negócios – Foto: iStockphoto/ND

Ao longo do curso, o egresso terá aulas, mentorias e acesso a conhecimentos técnicos necessários para criar produtos digitais ou iniciar um empreendimento. Ou seja, o estudante passa a observar o mundo a partir da perspectiva empreendedora, analisando diferentes cenários e otimizando oportunidades para a concepção de negócios inovadores, digitais e sustentáveis.

“O perfil empreendedor estará presente em toda a trilha da graduação. Todos os semestres os alunos terão disciplinas com objetivo de desenvolver as skills necessárias para criar seu próprio negócio”, completa Andreici.

Para o analista do Senac SC, Juliano Vieira, o curso apresenta uma veia empreendedora ao mesmo tempo em que possibilita uma visão mercadológica abrangente de negócios. No mundo do trabalho, as ferramentas de inovação presentes no curso também são diferenciais em processos dentro das próprias empresas.

“O curso busca, ainda, que estes profissionais tenham oportunidades de transformação dentro das organizações, uma vez que eles estarão preparados para atuar em diversos segmentos, com visão ampla do processo e contribuindo com os processos inovativos das organizações”, afirma.

Hora de pensar no futuro

Para muitos, é hora de pensar no futuro e decidir sobre suas carreiras. Especialmente neste momento de mudanças, com a tecnologia em constante evolução e novas possibilidades no mundo do trabalho. Não é à toa que os trabalhos mais promissores exigem conhecer e se manter atualizado com as mais recentes inovações digitais.

Para estudar Tecnologia e Design de Negócios ou outros 14 cursos superiores nas áreas gestão, gastronomia, moda, design, tecnologia da informação, logística e desenvolvimento de sistemas, estão abertas as inscrições para o Vestibular 2021/1 do Senac SC.

São mais de 300 vagas disponíveis somente para esta graduação nas faculdades do Senac SC em Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Palhoça, São Miguel do Oeste e Tubarão. Os candidatos poderão se inscrever gratuitamente pelo site vestibular.sc.senac.br.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação