Quando começar um curso de pós-graduação?

O momento certo para se especializar só depende do seu planejamento.

O momento certo para se especializar só depende do seu planejamento – Foto: DivulgaçãoO momento certo para se especializar só depende do seu planejamento – Foto: Divulgação

Logo após a conclusão do curso superior, é comum ter dúvidas sobre o que fazer. Será que é o momento de realizar um curso de pós-graduação e continuar os estudos? Ou já iniciar no mercado de trabalho da minha área e adquirir experiências?

Não há uma resposta padrão para resolver esse dilema, pois varia de acordo com o perfil de cada estudante e suas metas profissionais futuras. Mas felizmente, existem alguns aspectos que podem ser pensados para responder essa questão.

Por lei estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), o único requisito necessário para fazer a matrícula em um curso de pós-graduação é o porte do diploma de curso superior, tanto para stricto sensu (especialização) quanto para lato sensu (mestrado e doutorado). Possuir o nível superior é fundamental para a entrada no mercado de trabalho, pois é por meio dele que você adquire os conhecimentos indispensáveis para o exercício da área de atuação escolhida, de acordo com as expectativas desse mercado.

Mas vale a pena ressaltar que o conteúdo abordado no curso de graduação superior não é totalitário, ele tende a ser mais generalizado. Se a sua decisão é a de ingressar em uma pós-graduação logo após a conclusão do curso superior, tenha em mente quais são os conteúdos que você possui mais familiaridade na faculdade, porque terá mais tempo e profundidade para estudar nessa área. A vantagem é que isso te manterá atualizado e te ajudará a ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade.

Mas se a sua decisão é a de já atuar profissionalmente, e após alguns anos realizar um curso de pós, também é bastante vantajoso. Desta forma, você já terá adquirido experiência na área e provavelmente terá construído uma rede de relações e contatos. É uma ótima opção para quem precisa impulsionar a carreira ou quem busca subir em seu posto profissional.

Independente de quais são os objetivos que você tem traçado para seu futuro, saiba que a Unochapecó também possui cursos de pós-graduação, ministrados por professores mestres, doutores e com titulação de bacharel, tecnólogo e licenciatura. Além disso, a Unochapecó tem parceria com o próprio mercado, onde atuam mais de 90% dos acadêmicos formados na instituição.

Ficou interessado? Acesse: uno.edu.br/pos e saiba mais.

+

Educação