Quer ingressar num curso superior, mas não sabe como pagar as mensalidades?

Confira as oportunidades de acesso à graduação oferecidas pela Univali; bolsas de ensino oferecem descontos de até 60%

Univali oferece bolsas de ensino com até 60% de desconto – Foto/Divulgação: UnivaliUnivali oferece bolsas de ensino com até 60% de desconto – Foto/Divulgação: Univali

A educação é um direito fundamental que permite acesso ao desenvolvimento social, econômico e cultural, mas nem todos têm acesso a um ensino de qualidade, essencial para a formação humana e construção de um futuro profissional de sucesso. Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados em julho de 2020, apontam que 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos do país, ou seja 20,2% (ou 10,1 milhões) da população, não completaram alguma das etapas da educação básica por terem abandonado a escola ou nunca terem frequentado.

Para ajudar essas pessoas a ingressar em um curso superior e concluir a graduação, a Univali (Universidade do Vale do Itajaí) oferece uma série de oportunidades   com financiamentos e bolsas de desconto em todos os níveis de ensino.

Uma das formas de auxiliar os estudantes é realizada pela instituição de ensino por meio do Bolsa Seletivo Comunitário. O objetivo é viabilizar o ingresso de estudantes que tenham finalizado o ensino médio com bolsas de estudos nos percentuais de até 60%, conforme cada caso, incidente sobre o valor das parcelas de cada semestre, durante todo o período do curso de graduação. Isso também de acordo com a  disponibilidade no quadro de cursos, vagas regulares ou remanescentes da universidade.

Confira outras oportunidades oferecidas pela Univali:

Por meio da Bolsa Transferência, a Univali concede desconto de até 50% nas mensalidades de cursos de graduação: bacharelados, licenciaturas e tecnólogos (presencial e EaD) e educação básica, para alunos diplomados (graduação), reingressantes (graduação) ou oriundos de outras instituições de ensino legalmente habilitadas perante os órgãos competentes;

A Bolsa Sou + Univali contempla alunos que provam fidelidade à universidade, com possibilidade de redução nas mensalidades do ensino básico e superior;

A Bolsa Pesquisa beneficia acadêmicos regularmente matriculados em cursos de graduação, por meio de programas que fomentam a atividade de pesquisa na instituição;

A Bolsa Seleção Top 30 viabiliza o ingresso na Univali com bolsas de estudos com percentuais que variam de 10% a 30%, incidentes sobre o valor das parcelas de todo o curso. A classificação analisa o histórico escolar por meio das notas obtidas pelo candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, cursadas na 2ª série do ensino médio;

A Bolsa Empresa é destinada aos acadêmicos da Univali, por meio de um contrato de patrocínio firmado com empresas privadas que têm interesse em investir na formação profissional de seus funcionários ou queiram fazer doação a outros alunos que não têm vínculo com a empresa. A doação de bolsas de estudo é regulamentada pelo Decreto nº 9.580/2018, do Ministério da Fazenda.

Bolsa atleta e interesse artístico

A Univali concede desconto aos alunos do CAU (Colégio de Aplicação da Univali) e da graduação com aptidão e dedicação às diversas modalidades desportivas, por meio da Bolsa Atleta, que é renovada anualmente.

A Universidade, com o objetivo de incentivar o interesse social, artístico e cultural entre os estudantes de graduação, também permite a entrada de alunos pela Bolsa Banda Universitária Coral e Músico.

Egressos da graduação ou pós-graduação lato e/ou stricto sensu formados na Univali também têm direito a descontos pela “Bolsa Egresso”. Além disto, a universidade promove descontos especiais nos cursos de línguas da Univali Idiomas para alunos do CAU, da graduação e pós-graduação, alumni (egressos), aos professores, funcionários e seus dependentes, com bolsa de até 50% de desconto. Os docentes, colaboradores e seus dependentes também podem ter benefícios em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, Colégio de Aplicação e cursos de extensão.

A Bolsa Filantropia é ofertada para os níveis da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, conforme a oferta de matrícula de cada Colégio de Aplicação dos campi Itajaí e Tijucas. Para candidatar-se, a renda familiar per capita deve ser igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O percentual da bolsa é de 100%, inclusive para matrícula.

Nunca é tarde para estudar

A Bolsa Enem contempla cursos presenciais e recebe desconto em todas as mensalidades até o final da graduação. Para concorrer à vaga é preciso ter alcançado acima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio. Os descontos podem chegar a 25%.

A Bolsa Talento Univali é destinada aos alunos dos cursos de graduação oferecidos pela Univali que tenham realizado o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, a partir do ano de 2018, e alcançado desempenho igual ou superior a 65% da prova. O benefício faz parte do programa institucional para a melhoria do desempenho da Universidade nos programas de avaliação externa e retenção de seus talentos na continuidade dos estudos na pós-graduação.

Os alunos que atingirem as metas e passarem por uma avaliação de critérios podem receber uma gratificação pela conquista do Mérito Estudantil. As bolsas são oferecidas aos estudantes que cursarem integralmente o ensino médio e/ou 80% de um curso de graduação na Univali e receberem o prêmio Mérito Estudantil. Pode ser aplicado até 75% de desconto na mensalidade.

A Bolsa Grupo Familiar contempla desconto para alunos do mesmo grupo familiar, a partir do segundo integrante da família, simultaneamente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, CAU (Colégio de Aplicação da Univali) e/ou cursos de extensão oferecidos pela Universidade. De acordo com o código de matrícula o desconto para o 1º membro é de 15%, já o 2º recebe 15% de redução nas mensalidades, e o 3º conta com o auxílio de 25% de desconto.

Com a proposta de que nunca é tarde para estudar, a Univali concede a Bolsa Ouro para acadêmicos com idade igual ou superior a 50 anos, regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. O benefício pode chegar a 25% de desconto.

+

Educação