Reitor da Unochapecó é eleito presidente da Abruc

A presidência da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior representa um marco histórico para Santa Catarina

O reitor da Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), Claudio Jacoski, foi eleito presidente da Abruc (Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior).

A conquista representa um marco inédito para Santa Catarina na defesa das Instituições de Ensino Superior. A universidade é uma das maiores de Chapecó, no Oeste do Estado.

Reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski. – Foto: Unochapecó/Divugação/NDReitor da Unochapecó, Claudio Jacoski. – Foto: Unochapecó/Divugação/ND

A eleição do novo Conselho de Administração e Conselho Fiscal, para Gestão 2021-2023, aconteceu na tarde da última semana, durante sua 44ª Assembleia Geral Extraordinária e Eletiva. Até então, o reitor atuava como 2º vice-presidente do Conselho de Administração da Abruc no mandato 2019/2021.

Para o professor, ser o primeiro reitor de Santa Catarina a assumir a presidência da Abruc representa uma conquista de todas as instituições do Estado e também mais responsabilidade em liderar ações em prol do ensino superior comunitário.

Segundo ele, Santa Catarina é referência nas instituições comunitárias e o Sistema Acafe é muito reconhecido perante as autoridades ligadas à área da educação, por isso, ter pela primeira vez alguém do Estado como presidente da Abruc é motivo de alegria e muito orgulho.

“Temos muito para contribuir pela experiência e pela caminhada que as instituições da Acafe já fizeram por mais de 50 anos. Também sabemos da responsabilidade e da caminhada que a gente vai ter para defender o sistema das comunitárias a nível de Brasil”, salienta Jacoski.

União das comunitárias

O reitor ressalta, ainda, que essa união das comunitárias, representada pelas associações, é muito importante para a defesa desse modelo em todo Brasil.

“Nós precisamos, como Abruc, fortalecer o sistema comunitário, justamente pela resposta que ele já deu ao longo do tempo. Analisando Santa Catarina, observamos que cada região é muito desenvolvida por conta da presença das instituições comunitárias, a partir da relação e prestação de serviços à comunidade, que é uma marca desse modelo. Por isso, cada vez mais precisamos estar organizados, pois os desafios para as comunitárias crescem um dia após o outro. Necessitamos fortalecer nosso sistema, esse modelo que traz uma resposta efetiva, que vem ganhando força no sentido de melhorar a qualidade e a resposta da educação superior para o desenvolvimento do nosso país”, pontua o reitor.

A Abruc tem sede em Brasília e reúne atualmente 68 Instituições Comunitárias, o que representa mais de 900 mil universitários. O principal objetivo é promover, consolidar e defender os conceitos de faculdade, centro universitário e universidade comunitária. A Abruc tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...