Moacir Pereira

Noticias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Reitor Ferreira Lima: os 110 anos de nascimento do fundador da Ufsc

Reitoria ignorou data, mas familiares prestaram homenagem a um dos maiores educadores de SC e do Brasil

O dia 9 de agosto de 2020 constitui um evento histórico no calendário da Ufsc.  Há 110 anos nascia em Tubarão, o professor João David Ferreira Lima,  fundador e primeiro reitor da Universidade Federal  de Santa Catarina.

O Reitoria e dirigentes da Universidade ignoraram a data.  Mas os familiares do extraordinário educador prestaram-lhe a merecida homenagem com a deposição de uma coroa de flores junto ao busto, no coração do “campus”universitário que leva seu nome.  O professor Ferreira Lima faleceu em Florianópolis em 2001.

É uma das maiores expressões da educação superior em Santa Catarina e no Brasil.  Nas comemorações do seu centenário de nascimento, a  Reitoria, então comandada pelo professor Álvaro Prata, realizou uma cerimônia que coincidia com os 50 anos de criação da Universidade.

Registro feito no site da Ufsc dada informações sobre o fundador:
“Além do pioneirismo, era considerado um homem de grande visão de futuro, com ideias avançadas e cujo empenho foi fundamental para a criação da universidade. No livro “UFSC: sonho e realidade”, lançado pela EdUFSC no ano 2000, ele fez um histórico da implantação da instituição, citando as dificuldades, as barreiras burocráticas, as negociações com o governo federal, a assinatura do ato de criação pelo presidente Juscelino Kubitscheck, em 1960, e a instalação efetiva, dois anos depois.  Ali, ele fez também um relato sobre a fase das faculdades isoladas que deram origem à UFSC, a atuação dos primeiros colaboradores, a construção do campus da Trindade, a reforma universitária e as comendas, títulos e medalhas que recebeu ao longo da carreira. Citou ainda a expansão, a edificação dos prédios e laboratórios e a transformação da universidade numa referência no ensino superior no país.

Sobre os primeiros tempos, escreveu o advogado Aluízio Blasi, um de seus braços direitos, na apresentação: “Lembro-me, com saudade, das canseiras e preocupações, minimizadas sempre pela chama de entusiasmo pela notável obra, de todos aqueles que, sob a liderança do professor Ferreira Lima, comungavam do ideal maior, e ativamente dele participaram, aplainando dificuldades criadas por outros que se opunham à criação da nossa Universidade Federal, os quais, felizmente, eram poucos”.

Formando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ferreira Lima também presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e foi secretário da Fazenda do governo de Santa Catarina em dois governos. Participou de conferências internacionais, apresentou trabalhos sobre administração universitária e foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa. Na UFSC, recebeu o título de Cidadão Emérito, além de um busto de bronze na Praça da Cidadania, em frente à reitoria.

Reitor na instlaçao da Ufsc em 1962 – Foto: ferreira lima