Saiba como ficam as novas regras na retomada das aulas na UFSC

Aulas serão remotas e adequadas ao formato digital; as atividades presenciais estão suspensas até o dia 12 de outubro em todos os níveis de ensino em SC

Após quase seis meses com as aulas suspensas, os estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) retornam nessa segunda-feira (31) aos estudos numa nova rotina. As aulas serão remotas e adequadas ao formato digital. As atividades presenciais estão suspensas em todo o Estado até o dia 12 de outubro em todos os níveis de ensino.

Aulas na UFSC serão remotas e adequadas ao formato digital – Foto: DivulgaçãoAulas na UFSC serão remotas e adequadas ao formato digital – Foto: Divulgação

A paralisação total do semestre letivo foi alvo de críticas dos estudantes que viram os meses passarem sem nenhuma expectativa da volta às aulas nem mesmo à distância.

O retorno às atividades foi definido após decisão do Conselho Universitário, que votou em julho as propostas e medidas para a implantação das aulas remotas.

Calendário atualizado e novas regras

A previsão é que nessa primeira fase de retomada, o primeiro semestre seja encerrado em dezembro de forma virtual. No mês seguinte será iniciado o segundo semestre letivo de 2020 previsto para ser concluído em abril de 2021. A expectativa da UFSC é que o primeiro semestre letivo de 2021 seja iniciado entre maio e junho.

A reorganização do calendário é para atender o período da pandemia e vai ser reavaliada no final do ano.

“Vamos avaliar a situação sanitária para decidirmos se as aulas em 2021 serão presenciais ou remotas”, disse o chefe de gabinete da UFSC, Áureo Mafra de Moraes, em entrevista à NDTV.

De acordo com o  chefe de gabinete, os professores foram capacitados para se inserirem no mundo digital e as grades dos cursos foram revistas.

“A gente estabeleceu regras novas, quebrou pré-requisitos, questões como o vínculo de uma disciplina com a outra. O estudante não ficará condicionado concluir uma para iniciar outra”, explicou.

Auxílio para alunos

Nessa fase de aulas virtuais, a universidade ofereceu auxílio para os estudantes que não têm condições de acompanhar as atividades remotamente por falta das ferramentas necessárias. Alunos que não têm internet em casa podem solicitar um auxílio para a aquisição de pacote de dados. Para aqueles que não possuem notebooks ou computadores, a UFSC vai emprestar um equipamento.

Clésio Henrique é aluno de Agronomia e pegou emprestado um computador do Centro de Ciências Agrárias.

“Se não fosse esse empréstimo ia ser bem difícil porque estou sem equipamento. Tenho apenas um tablet, que é limitado para fazer os trabalhos acadêmicos”, comentou o estudante.

+

Educação

Loading...