Saiba o que muda com a primeira escola cívico-militar de Joinville

Oficialização acontece na próxima segunda-feira (6), mas atuação ‘diferente’ já foi iniciada há meses

Depois da implantação de uma escola militar, Joinville, no Norte de Santa Catarina, oficializa, na próxima segunda-feira (6), a primeira escola cívico-militar da cidade. O modelo foi adotado há meses e a cerimônia de oficialização acontece às 10h.

Primeira escola cívico-militar de Joinville será oficializada na segunda-feira (6) – Foto: Reprodução/GoogleMapsPrimeira escola cívico-militar de Joinville será oficializada na segunda-feira (6) – Foto: Reprodução/GoogleMaps

Iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militar, o processo de adesão da Escola Municipal Presidente Castello Branco, no bairro Boa Vista, zona Leste da cidade, começou em janeiro e, ao se enquadrar nos critérios, como o atendimento exclusivo a alunos do ensino fundamental e o número mínimo de alunos matriculados, a escola iniciou o modelo em julho.

Mas, afinal, qual é a diferença das escolas militares? Ao contrário das instituições militares, a escola cívico-militar não tem militares ou militares licenciados no corpo docente. A escola cívico-militar continua sob responsabilidade da Secretaria de Educação e são inseridos os preceitos militares para trabalhar disciplina, se voltando à questão comportamental dos alunos, além de valores morais e éticos.

A área pedagógica e o plano de ensino, assim como o corpo docente da Escola Municipal Presidente Castello Branco continuam sob responsabilidade do município. O que muda, na prática, é a inclusão de 12 militares da reserva atuando em gestão e monitoria.

Atualmente, há um militar como Oficial da Gestão Escolar, mais um como Oficial de Gestão Educacional e 10 atuando como monitores.

A publicação da inclusão da escola como cívico-militar aconteceu no Diário Oficial da União aconteceu em 2 de novembro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...