Saiba o que você precisa levar para fazer o vestibular da UFSC neste fim de semana

Provas acontecerão no sábado (29), das 14h às 18h, e no domingo (30), das 14h às 19h, após dois anos sem exames presenciais para a instituição

Após dois anos sem exames presenciais para ingressar na instituição, o vestibular 2022 da UFSC acontecerá neste sábado (29) e no domingo (30). No primeiro dia serão aplicadas as matérias de Línguas, Matemática e Biologia, e no segundo, as questões serão sobre Ciências Humanas e Sociais, Física, Química e Redação.

O vestibular da UFSC acontece nesse sábado, 29, e domingo, 30 – Foto: Anderson Coelho/NDO vestibular da UFSC acontece nesse sábado, 29, e domingo, 30 – Foto: Anderson Coelho/ND

Diferente dos anos anteriores, em 2022 a prova será realizada em apenas dois dias, já que as questões discursivas foram retiradas por conta da pandemia com o intuito de reduzir o tempo de permanência dos aplicantes em sala. O acesso aos locais de prova estarão abertos entre 12h30 e 13h45.

Para a realização dos exames é essencial seguir as regras estabelecidas pelo Coperve, banca do processo seletivo. Por isso, saiba quais cuidados você precisa tomar e o que levar para garantir seu lugar na prova.

Documentos

Para ter acesso à sala de provas é necessário apresentar o documento de identificação pessoal informado no Requerimento de Inscrição e o comprovante de vacinação ou teste PCR com resultado negativo. Também é aconselhado que os candidatos levem o comprovante de inscrição.

Alimentação

Devido a pandemia, o consumo de alimentos durante a prova está proibido, exceto em casos especiais: pessoas diabéticas ou que necessitam se alimentar durante as provas, desde que a condição seja comunicada aos fiscais, que tomarão as providências necessárias.

Será permitido o consumo de água, mas para isso cada candidato deverá levar a sua própria garrafa, transparente e sem rótulo, já que os bebedouros serão desativados para evitar riscos de contaminação.

Máscaras

O uso da máscara é obrigatório durante toda a permanência nos locais de prova e devem cobrir todo o nariz e a boca. O Coperve indica o modelo N95 ou similares, como o PFF2, mas serão aceitas máscaras cirúrgicas com três camadas e outros modelos. O candidato que descumprir essa regra poderá ser eliminado do processo seletivo.

Os descumprimentos das regras estabelecidas pelo Coperve podem levar a eliminação do candidato – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Divulgação/NDOs descumprimentos das regras estabelecidas pelo Coperve podem levar a eliminação do candidato – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Divulgação/ND

Canetas

O preenchimento do cartão-resposta e a redação só serão aceitos se feitos em canetas esferográficas de tinta preta ou azul, fabricadas em material transparente. Lápis e borracha podem ser utilizados nos rascunhos das questões, mas não serão validados nas respostas oficiais.

Melhor nem levar

Objetos que devem ser evitados: relógios, fone de ouvido, armas, acessórios de chapelaria, calculadora, óculos escuros, celular, tablets e similares. Os objetos eletrônicos que forem levados deverão ser apresentados, desligados, colocados em sacos plásticos e deixados sob a carteira.

Evite correria

Os portões para a prova fecham às 13h45, por isso, calcule o tempo do trajeto entre sua casa e o local da prova, independente se o meio de condução será o transporte público ou privado. Saia mais cedo para evitar pegar trânsito e não perder o horário.

Medidas de prevenção

A Universidade se preparou para cumprir o vestibular com todos os cuidados sanitários possíveis e garantir a segurança dos candidatos e dos funcionários presentes. Haverá 1.150 dispensadores de álcool em gel, um em cada sala de aplicação da prova, corredores, banheiros e em halls de entrada. Também serão disponibilizadas máscaras aos candidatos, caso haja necessidade de substituição.

Neste ano, a UFSC oferece 4.521 vagas em 98 cursos nos diferentes campos da Universidade espalhados pelo Estado. As provas serão aplicadas nos municípios da Grande Florianópolis, Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Capivari de Baixo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...