Santa Catarina recebe convite para o projeto Estudantes de Atitude de 2021

Para a participação, o Estado deve realizar parceria com órgão estadual, destinar emendas parlamentares que financiem a premiação e apoiem a logística

O Estado de Santa Catarina recebeu convite para participar da edição 2021 do Estudantes de Atitude, projeto que promove cidadania no ensino público do ensino fundamental (parte final) e médio. O projeto visa desenvolver os estudantes para enfrentar problemas da sociedade, começando pela escola.

As escolas participam, primeiramente, de uma grande gincana entre elas, com atividades desenvolvidas a partir de games, abordando questões éticas e direitos individuais e coletivos, por exemplo. Haverá etapas estaduais e nacional, que reúne as campeãs estaduais.

Santa Catarina recebe convite para o projeto Estudantes de Atitude de 2021 – Foto: UNB/Divulgação/ND

A adesão foi por intermédio da CGE (Controladoria-Geral do Estado), e a iniciativa é desenvolvida pela SNPG (Secretaria Nacional de Proteção Global) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Para a participação, o Estado deve realizar parceria com órgão estadual, destinar emendas parlamentares que financiem a premiação e apoiem a logística. O custo total é da ordem de R$ 350 mil.

“Ficamos muito honrados com o convite e já demos início às tratativas para executar o projeto nas escolas de Santa Catarina no próximo ano”, afirma o Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva.

“Aqui em Santa Catarina já tivemos experiência com auditoria cidadã, quando desenvolvemos o projeto Aluno Auditor, do qual participei diretamente, e pudemos perceber como é importante desenvolver no jovem o conceito de cidadania participativa”, destaca Socas.

O Aluno Auditor é um projeto que também visa desenvolvimento de cidadania, por meio de ensinamento de práticas e técnicas de auditoria, como estímulo à utilização de recursos tecnológicos e o aprimoramento da gestão pública.

+

Educação