Udesc define data para retorno das aulas de forma não presencial nos cursos de graduação

Atividades estavam suspensas desde o dia 17 de março; estudantes em vulnerabilidade socioeconômica receberão auxílio para inclusão digital

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) confirmou na noite desta quarta-feira (3) a data de retorno das aulas nos cursos de graduação, mas de forma não presencial: dia 22 de junho.

A proposta de resolução foi entregue pela Proen (Pró-Reitoria de Ensino) ao reitor da Udesc, Dilmar Baretta. As atividades estavam suspensas desde o dia 17 de março em função da pandemia do novo coronavírus. As aulas de pós-graduação já retornaram no dia 25 de maio, também de forma remota.

Aulas de graduação da Udesc serão retomadas em 22 de junho de forma não presencial – Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/NDAulas de graduação da Udesc serão retomadas em 22 de junho de forma não presencial – Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/ND

O decreto 630 do governo do Estado, publicado nesta segunda-feira (1º), autorizou a volta do ensino presencial no ensino superior a partir de 6 de julho.

Proposta de retomada

A proposta foi resultado de ampla discussão com os diretores de Ensino a partir das reuniões e sugestões enviadas pelos diretores-gerais e líderes estudantis.

Resolução nº 032/2020 do Consuni (Conselho Universitário), assinada pelo reitor nesta terça-feira (2), será discutida pela CEG (Câmara de Ensino de Graduação) no dia 16 de junho, às 13h30, seguindo o mesmo trâmite do retorno das aulas da pós-graduação. A resolução passou a valer a partir desta quarta-feira, data de publicação.

Leia também:

“Essa resolução foi elaborada com base no resultado de todos os nossos estudos e pesquisas feitos desde 17 de março de 2020 entre alunos, técnicos e professores”, afirma o pró-reitor de Ensino da Udesc, Nério Amboni.

Outros pedidos da Proen foram a capacitação dos professores e a inclusão digital para os alunos de graduação.

Auxílio para inclusão digital

Outra resolução do Consuni, com o nº 033/2020 e também assinada pelo reitor, trata do auxílio para inclusão digital aos estudantes de graduação em vulnerabilidade socioeconômica.

O valor do auxílio será de R$ 80 mensais e terá a vigência enquanto durar a suspensão das aulas presenciais relacionada à pandemia do coronavírus.

A Proad (Pró-Reitoria de Administração) também publicou nesta quarta-feira a Instrução Normativa nº 011/2020.

A medida normatiza o empréstimo de computadores aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação presenciais da Udesc em situação de vulnerabilidade socioeconômica e pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19.

Retorno dos servidores

Foi publicada ainda a Instrução Normativa nº 010/2020, que trata do retorno gradual dos servidores, seguindo as orientações do Guia de Instruções de Controle e Prevenção de Covid-19.

De acordo com o documento, fica autorizado o retorno das atividades presenciais nos centros de ensino e reitoria de forma gradual e parcial, no limite máximo de 50% do total de servidores em exercício a partir de 8 de
junho de 2020.

+ Educação