Udesc e UFSC sobem em ranking das melhores universidades da América Latina

Universidade Federal de Santa Catarina assume a 9ª colocação e a Universidade do Estado de Santa Catarina subiu para a 92ª colocação

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) subiram no Latin American University Ranking. O levantamento serve para definir as melhores instituições de ensino superior da América Latina feito pela organização internacional THE (Times Higher Education).

A UFSC está em nono lugar no ranking – Foto: Divulgação/UFSC/ND

Após estrear no ranking em 2019, na faixa 101+, a Udesc foi classificada neste ano na 92ª colocação, mantendo-se como a segunda melhor entre as quatro instituições catarinenses listadas -UFSC, Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e a Univali (Universidade do Vale do Itajaí).

A UFSC também subiu de 12ª para 9ª posição no ranking. Dentre as 10 melhores universidades da América Latina, a UFSC é a terceira melhor instituição federal brasileira, atrás apenas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo, empatadas na quinta colocação.

“Desde o início da gestão, nosso trabalho sempre foi voltado à melhoria da qualidade da UFSC. E isso, em um ambiente de restrições e reduções orçamentárias e de ataques às universidades. Nunca tive dúvidas da capacidade de nossos docentes, da dedicação de nossos técnicos e da competência da UFSC na pesquisa, no ensino e na extensão. Estamos, todos, com muito orgulho deste crescimento”, ressaltou o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar.

O Brasil tem o maior número de instituições no ranking: 61, dentre as 166 avaliadas de 13 países.  A lista é encabeçada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile pelo segundo ano seguido.

Confira as 10 melhores:

1º – Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile
2º – USP (Universidade de São Paulo), Brasil
3º – Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Brasil
4º – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, México
5º – UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Brasil *
5º – Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Brasil *
7º – PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Brasil
8º – Universidade do Chile, Chile
9º – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Brasil
10º – Unesp (Universidade Estadual Paulista), Brasil

*As duas universidades aparecem na mesma posição.

+

Educação