Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


UFSC dá início ao processo de escolha do novo reitor

Parecer aprovado pelo Conselho Universitário provoca reações na instituição

Decorridos exatos quatro anos da morte do reitor Luiz Carlos Cancallier de Olivo, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) dá início ao processo de escolha do sucessor do atual dirigente, Ubaldo Balthazar.

O Conselho Universitário acaba de aprovar um parecer com normas sobre o processo de escolha da lista tríplice.  Esta decisão, nos últimos anos, tem aprovado a eleição direta na comunidade acadêmica. E com voto paritário entre professores, estudantes e servidores, critério que recebe críticas de vários segmentos universitários e sociais.

UFSCUFSC inicia processo de entrada de novo reitor – Foto: Henrique Almeida / Agecom/ND

As entidades dos professores e alunos, com conhecida posição ideológica, já emitiram nota contestando o parecer e, outra vez, com questões sobre a propalada autonomia universitária.

Um fato histórico vem sendo lembrando: entre os três últimos reitores da UFSC, todos ligados às esquerdas, excluído Luiz Carlos Cancellier que ficou pouco mais de um ano e cinco meses, a professora Roselane Neckel e professor Ubaldo Balthazar realizaram gestões avaliadas como desastrosas.

O “campus”, projetado pelo renomado arquiteto Burle Marx, foi transformado num mafuá, quando a UFSC funcionava.  E a desconexão da Universidade com a sociedade é uma calamidade, sobretudo durante a pandemia.

A rigor, a população que sustenta a UFSC ignora sua contribuição real à Santa Catarina e ao Brasil e, sobretudo, à falta de prestações de contas, que não sejam aquelas formais enviadas ao MEC e TCU.

A Universidade de Harvard, a mais antiga e famosa do mundo, com 78 Prêmios Nobel, tem novo reitor há 3 anos. É um gestor qualificado, oriundo do MIT, fora dos quadros acadêmicos. De sucesso comprovado.

Aqui, querem que até os alunos de avaliação escolar sofrível tenham direito de eleger o novo reitor.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...