UFSC está entre as melhores universidades do Brasil
Ranking internacional é resultado de estudo feito por companhia britânica; confira as áreas em que a universidade catarinense é citada
A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) apareceu entre as melhores universidades do país segundo os resultados do QS Subject Ranking. O estudo anual é da Quacquarelli Symonds, conceituada empresa britânica especialista em análises acadêmicas, divulgado nesta quarta-feira (3).
O estudo revela as melhores universidades do mundo em 51 diferentes áreas do conhecimento, dividas em cinco grandes áreas.

A UFSC foi ranqueada em três das cinco grandes áreas avaliadas pelo ranking: Artes e Humanidades; Engenharia e Tecnologia; e Ciências da Vida e Medicina.
Em Engenharia e Tecnologia, a UFSC é a terceira melhor entre as federais e a sexta do Brasil, destacando as áreas de Engenharia Elétrica e Eletrônica e Química.
Leia mais
Em Artes e Humanidades, a universidade catarinense é a quinta melhor federal, a nona no geral do país, destacando-se em Língua Inglesa e Literaturas, Arquitetura e Linguística.
Em Ciências da Vida e Medicina, a UFSC é a sexta entre as federais e a nona do país, com destaque para Agricultura e Silvicultura.
A melhor pontuação ficou com Engenharia e Tecnologia, com 62,7 (posição 368 entre todas as universidades); seguida por Artes e Humanidades, com 59,9 (400ª no ranking global); e Ciências da Vida e Medicina, 56,8 (entre as posições 401 e 450).
Outras avaliações
Nos outros dois grandes temas, houve avaliação, mas não a ponto de a Universidade ser ranqueada (é incomum, aponta o estudo, que uma universidade esteja em todas as cinco áreas e em todas as cinco disciplinas).
Para o Subject Ranking foram avaliados mais de 13,9 milhões de artigos inéditos, que produziram cerca de 81 milhões de citações. O estudo ranqueou 1.453 instituições.
Cada universidade incluída nas classificações deste ano é avaliada com base em quatro indicadores:
- reputação entre os acadêmicos;
- reputação entre os empregadores globais;
- número de citações de pesquisa que a universidade obtém por artigo naquele assunto;
- o chamado ‘índice H’, que mede a produtividade e o impacto de cada cientista ou acadêmico publicado em uma universidade.
Confira os indicadores por grande grupo de assunto:

Metodologia
A classificação deste ano analisou cerca de 14 mil programas universitários individuais de 1.440 universidades em 85 locais em todo o mundo.
A combinação de indicadores permite à instituição que divulga o ranking medir como cada universidade é vista externamente e a qualidade da atividade acadêmica que ocorre dentro dessa instituição.
As universidades com o melhor desempenho em todos os quatro indicadores são aquelas que figuram no topo de cada classificação de disciplina individual.
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.