UFSC responde ao MEC sobre pedidos de informações para eleição de reitor; confira

O prazo para responder ao pedido do MEC termina nesta sexta-feira (13); UFSC aguarda escolha dos eleitos

Os documentos solicitados pelo MEC (Ministério da Educação) sobre as eleições para a reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foram enviados nesta sexta-feira (13), obedecendo o prazo estabelecido. Estudantes, pesquisadores e professores aguardam que o ofício seja analisado para eleição da nova reitoria.

Juiz deu 48 horas para a Reitoria da Ufsc se manifestar – Foto: Arquivo/NDJuiz deu 48 horas para a Reitoria da Ufsc se manifestar – Foto: Arquivo/ND

O chefe de gabinete da reitoria, Aureo Moraes, declarou por nota de assessoria: “O que fizemos foi responder a todos os questionamentos no prazo, anexando os documentos solicitados e fundamentando nossa manifestação nos normativos que regem as eleições para dirigentes máximos da IFES”.

O chefe de gabinete também reforçou que “o documento foi formulado com base em orientações da Procuradoria Federal junto à UFSC e dentro das normas de relacionamento institucional entre UFSC e Ministério da Educação”.

Agora, o MEC vai analisar as respostas da universidade, mas quem baterá o martelo sobre a nomeação é o presidente da República Jair Bolsonaro, que vai escolher o eleito entre a lista tríplice encaminhada após pleito na universidade.

Pedidos de informações sobre as eleições

No ofício encaminhado no dia 11 de maio, o MEC cobrou documentos referentes à eleição para a reitoria. Foram solicitados o “regulamento interno de consulta à comunidade, se houver” e o “relatório de consulta à comunidade com demonstrativo do cumprimento do peso de 70% para votos dos docentes, se houver”.

Além disso, requereu os “normativos internos sobre o processo eleitoral no âmbito do Colégio Eleitoral” e “tabela com total de votos por candidato e por categoria (docente, técnicos administrativos e discente), incluindo a quantidade de votos brancos e nulos”.

O Ministério também solicitou ao Conselho Universitário a documentação dos candidatos ao cargo de reitor, como  pedido de inscrição na eleição, cópia da identidade e CPF, currículo e cópia do diploma de doutorado. Foram questionadas também as datas de posse dos novos reitores.

+

Educação

Loading...