Unochapecó inova nos cursos de graduação e adota colégio para ensino médio

Novidades para 2021 vão possibilitar que alunos do ensino médio e acadêmicos de graduação tenham mais aulas práticas para serem preparados para o mercado de trabalho

A Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) está com novidade para 2021 nos cursos de graduação e também com o colégio para ensino médio. A apresentação das novidades aconteceu na manhã desta quinta-feira (29) com a presença da reitoria, professores, convidados e imprensa.

As novidades foram expostas na manhã desta quinta-feira (29) pelo reitor da universidade – Foto: Carolina Debiasi/ND

Com 50 anos de história, as mudanças foram necessárias para agregar ainda mais conhecimento com a prática. Pensando nisso, os PPCs (Projetos Pedagógicos dos Cursos) de graduação foram reestruturados para oportunizar, desde o primeiro semestre, o contato do estudante com a prática, solucionando problemas reais da comunidade.

“Estamos em um processo de transformação da universidade muito mais empreendedora, que apresenta soluções. Essa universidade teve uma história baseada no oferecimento de ensino superior, então, estamos em outra fase, em produção de solução, com efetivação dos mestrados e doutorados em uma relação direta com o mercado de trabalho, trazendo essas pessoas que já tem experiência para ajudar na formação desses acadêmicos”, comenta Claudio Alcides Jacoski, reitor da Unochapecó.

A Unochapecó sempre foi pioneira na região oportunizando ensino de qualidade para a população. Porém, mudanças consistentes com projetos pedagógicos visam trazer mais proximidade do aluno com a realidade do dia a dia.

Professores, convidados e imprensa acompanharam o lançamento das novidades para 2021 – Foto: Carolina Debiasi/ND

“Teremos uma aproximação com a sociedade, com o setor produtivo e empresarial e um projeto que vai trazer mais liberdade para o aluno. Permite que o aluno assista aulas gravadas e que tenha essa flexibilidade uma vez na semana”, comenta o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento, Marcio da Paixão Rodrigues.

A vice-reitora e pró-reitora de graduação da Unochapecó, Silvana Muraro Wildner, esse modelo acadêmico mais experimental vem ao encontro das demandas de jovens.

“Fizemos toda essa reformulação no nosso modelo acadêmico para se adequar àquilo que o jovem do ensino médio espera encontrar na universidade, que é um modelo acadêmico mais experimental, baseado na experiência e que ele possa ter contato com a vida profissional desde o primeiro semestre e que seja algo muito mais interativo do que o modelo tradicional”, frisa.

Colégio Unochapecó é novidade para 2021

Planejando o futuro e proporcionando ensino de qualidade aos jovens do ensino médio, a Unochapecó oferece a partir de 2021 o Colégio Unochapecó. Trata-se de uma proposta diferenciada para que os jovens se insiram em um modelo educacional interdisciplinar, alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Colégio Unochapecó voltado ao ensino médio é o principal atrativo para 2021 – Foto: Unochapecó/ND

“O colégio é diferenciado e vai trabalhar com quatro áreas de conhecimentos para formação geral e também três itinerários formativos que vão preparar esses estudantes para o mercado de trabalho. As aulas iniciarão as 7h30 até as 12h30 no período matutino e vai atender a demanda, pois entendemos que esse é o momento de inovar e crescer, por isso precisamos aportar essa novidade e instrumento público de educação para nossa comunidade”, comenta o reitor Claudio.

O primeiro ano do colégio será dividido em duas partes. Primeiro, serão 800 horas de conhecimentos da BNCC, que serão compostas pelas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Depois, serão 200 horas de unidades temáticas relativas aos grupos de itinerários formativos, que são formações técnicas específicas que os alunos poderão optar a partir do segundo ano do ensino médio.

Cursos de graduação serão voltados para a prática, possibilitando aos alunos a preparação para o mercado de trabalho – Foto: Unochapecó

Por ser uma Universidade Comunitária, a intenção da Unochapecó é estar cada vez mais próxima das pessoas, que dão sentido à Instituição.

“Estamos desenhando uma nova fase da Unochapecó e oferecendo um projeto diferenciado, que servirá para qualificar nossos jovens e prepará-los para o futuro”, finaliza o reitor.

+

Educação