Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Vampiro na Educação coloca o MDB no Governo Moisés

Saiba quem é o novo Secretário Estadual da Educação

Seu nome é Luiz Fernando Cardoso. Ele tem 47 anos e nasceu em Criciúma. O apelido dado quando criança foi incorporado à vida pública. Virou Luiz Fernando Vampiro. Ou simplesmente Vampiro, nas campanhas e no voto dos eleitores.

Deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) durante votação do impeachment – Foto: Divulgação/Agência Alesc/NDDeputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) durante votação do impeachment – Foto: Divulgação/Agência Alesc/ND

Com a decisão do parlamentar de assumir a Secretaria Estadual de Educação, o MDB catarinense passa a integrar o governo Moisés com uma de suas principais lideranças políticas.

Vampiro é formado em Direito pela UFSC, torcedor e ex-dirigente do Criciúma Esporte Clube, exerceu cargos nas Prefeituras de Nova Veneza e Criciúma.

Foi projetado na política pelo ex-governador Eduardo Pinho Moreira, também de Criciúma.

Cargos que exerceu: Presidente da CriciúmaTrans (Empresa Pública de Transporte e Trânsito); Assessor Jurídico da Prefeitura de Nova Veneza; Assessor Jurídico da Advocacia Geral da União; Vereador em Criciúma; Secretário Regional em Criciúma.

De acordo com dados da Alesc, está no segundo mandato de deputado estadual. No primeiro mandato, foi membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Comissão dos Direitos Humanos, da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Comissão de Pesca e Aquicultura.

Diz mais: “Nas eleições de 2018, candidatou-se novamente ao cargo de Deputado Estadual à Assembleia Legislativa catarinense, pelo MDB, foi eleito com 36.747 votos, tomou posse a 19ª Legislatura (2019-2023). No Parlamento é líder do MDB, vice-presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia e integra as seguintes Comissões Permanentes: Constituição e Justiça; Pesca e Aquicultura; Turismo e Meio Ambiente; Defesa dos Direitos do Idoso.

Nesta legislatura, o deputado Vampiro integrou e foi relator da Comissão Especial (instalada em 27/08/2020) que analisou o pedido de impeachment do governador Carlos Moisés, da vice Daniela Reinehr e do secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, sobre denúncia de crime de responsabilidade na concessão de reajuste salarial dos procuradores do Estado, visando à equiparação remuneratória com os procuradores da Assembleia.

Deputado Vampiro integrou o Tribunal Misto, composto por deputados e desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que julgou o processo de impeachment do governador e da vice, no caso de equiparação salarial entre procuradores do Estado e da Assembleia Legislativa, e que teve como resultado (no dia 24/10/2020) o afastamento do primeiro, Carlos Moisés, e o arquivamento da denúncia da segunda, Daniela Reinehr.”

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.