Altair Magagnin

altair.magagnin@ndmais.com.br Não é só sobre política. É sobre o impacto das decisões públicas na tua vida. Jornalista profissional com experiência multimídia, acompanha os bastidores do poder e traz análises e notícias exclusivas. Siga @altamagagnin nas redes.


VÍDEO: Professora sofre ataque preconceituoso durante formatura em SC; Universidade reage

Adriana Patrícia dos Santos, patronesse das turmas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, fez um discurso de forte tom político e recebeu manifestação de ódio e intolerância

Uma manifestação preconceituosa foi registrada durante a formatura on-line do Ceart (Centro de Artes) da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), no dia 30 de setembro. Foi durante a fala da professora doutora Adriana Patrícia dos Santos, patronesse das turmas.

Professora doutora Adriana Patrícia dos Santos, patronesse dos formandos do Centro de Artes da Udesc – Foto: Reprodução/NDProfessora doutora Adriana Patrícia dos Santos, patronesse dos formandos do Centro de Artes da Udesc – Foto: Reprodução/ND

Em reação, o Ceart e o Nudha (Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas) assinaram uma nota em repúdio a “todo e qualquer ato discriminatório”, na quinta-feira (7).

Trechos da nota oficial do Ceart/Udesc sobre o caso – Foto: Arte Altair Magagnin/NDTrechos da nota oficial do Ceart/Udesc sobre o caso – Foto: Arte Altair Magagnin/ND

As ofensas, de cunhos racial, religioso e político foram feitas por meio do campo de bate-papo da transmissão, feita pelo canal oficial da Udesc na plataforma YouTube.

Um forte apelo político permeou o discurso da professora Adriana, que falou sobre a importância da arte em tempos de pandemia do novo coronavírus.

“Falando em distanciamento, como palavra do momento, infelizmente, vemos o quanto essa era dissonante vem nos mostrando que a arte pode nos equilibrar, tal qual o amor”, disse.

Assista ao discurso na íntegra

Íntegra do discurso da Professora doutora Adriana Patrícia dos Santos aos formandos do Centro de Artes da Udesc – Vídeo: Reprodução/ND

As ofensas – que o blog teve acesso e se reserva ao direito de não reproduzir – foram apagadas do chat da transmissão. A universidade informou que estuda as medidas judiciais e institucionais cabíveis.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...